Com a chegada do frio, cuidados com aquecedor a gás devem ser redobrados

Redação


A manutenção dos aquecedores a gás deve ser ainda mais cuidadosa durante esta época de frio. Com a queda das temperaturas, o equipamento é mais utilizado e a tendência é manter as janelas e portas fechadas. Os ambientes mal ventilados se tornam o cenário ideal para o acúmulo de um gás tóxico: o monóxido de carbono. Sem cor e nem cheiro é difícil percebê-lo e sua inalação pode ser fatal.

A medida é importante para evitar acidentes como o da família brasileira encontrada morta na última quarta-feira (22) em um apartamento no Chile. A suspeita é de que um vazamento de gás. Autoridades chilenas testaram o ar dentro do apartamento e encontraram altas concentrações de monóxido de carbono.

Os equipamentos devem passar por manutenção a cada seis meses, ou de acordo com as indicações do fabricante.  “Os equipamentos a gás devem ser mantidos em bom estado de conservação, estar sempre com a manutenção em dia e instalados em locais com ventilação adequada”, alerta Como alerta o gerente de Serviços ao Cliente da Companhia Paranaense de Gás (Compagas), Hamilton Azevedo.

Ainda segundo Corpo de Bombeiros, a falta de ventilação e a má instalação dos aparelhos, são as maiores causas de acidentes. Por isso, é indicado verificar as instalações dos dutos da chaminé, que podem sofrer desgaste com o acúmulo de vapor de água, além da pressão, os bicos de entrada do gás e da água e os queimadores.

Orientações para a uso correto do aquecedor à gás

– Verifique se a chama do aquecedor é azul. Se ela estiver com outra coloração (amarela, alaranjada ou roxa) o equipamento pode estar funcionando de forma defeituosa. Neste caso, chame um profissional qualificado para revisão do equipamento e da ventilação.

– Certifique-se de que as saídas dos gases ao exterior estão livres de obstruções e instaladas de forma regulamentada.

– Não utilize fornalhas e fornos de cozinha para esquentar o ambiente. É perigoso.

– Esteja atento para a vida útil do equipamento. Caso esteja comprometido, é aconselhável sua substituição.

*Com informações AEN

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="624534" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]