Com La Niña, verão começa nesta quinta-feira

Andreza Rossini


Do Metro Curitiba

A estação mais quente do ano começa às 14h28 desta quinta-feira (21) e vai até as 14h15 do dia 20 de março de 2018.

Segundo os meteorologistas do Simepar, o verão será marcado pela influência do La Niña, fenômeno meteorológico que se forma nas águas do Oceano Pacífico e influencia a circulação atmosférica em todo o mundo.

Aqui no Brasil, os reflexos deixam a estação com temperaturas acima da média e o volume de chuvas moderado, na média ou até um pouco abaixo do que é esperado.

Contudo, de acordo com o meteorologista do Simepar, Cezar Duquia, no Paraná, a precipitação será variada. “As chuvas acumuladas devem ficar abaixo do normal na área entre a região central e o norte do Paraná. Já da região central ao Sul, deve chover acima da mé- dia. Não há previsão de seca”, explica.

O boletim climático do Simepar diz que, de maneira geral, as chuvas no Sul do devem se concentrar em valores muito próximos ao normal no trimestre de janeiro a março.

Primeiros dias

O começo do verão será de tempo instável, com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas, principalmente no período da tarde, em todo o Estado, com precipitações em maior volume no litoral. Antes das pancadas de chuva, será comum a condição de abafamento. Até domingo, em Curitiba, a temperatura mínima não passa dos 17ºC, já a máxima varia. Segundo o Simepar, hoje os termômetros marcam até 24ºC, mas amanhã e sábado podem chegar aos 27ºC.

Previous ArticleNext Article