
11 milhões de pessoas vivem ilegalmente nos Estados Unidos
Mariana Ohde
26 de janeiro de 2017, 09:08
Os contribuintes que não conseguirem pagar o seguro obrigatório DPVAT por causa de problemas no site da Seguradora Líder..
Mariana Ohde - 26 de janeiro de 2017, 10:04
Os contribuintes que não conseguirem pagar o seguro obrigatório DPVAT por causa de problemas no site da Seguradora Líder devem procurar o Procon para evitar prejuízos ou a falta de cobertura do seguro.
Muitas pessoas tiveram dificuldades para emitir o boleto de pagamento. De acordo com o Procon, a seguradora deve oferecer uma plataforma de fácil acesso para os consumidores e permitir o pagamento até a data exata do vencimento, sem interferências que impeçam a quitação da conta.
Os boletos começaram a vencer segunda-feira (23), junto com a primeira parcela do IPVA, conforme a placa do veículo. A diretora do Procon Claudia Silvano explica que os consumidores que perderem a data de vencimento por causa de problemas com o site devem registrar a reclamação o quanto antes. "O consumidor deve vir ao Procon para formalizar essa reclamação. Esse é o procedimento que o consumidor tem que tomar. Nós vamos fazer o nosso procedimento que é notificar a seguradora para que ela faça uma prorrogação do prazo ou não cobre nenhum encargo. Mas o consumidor deve vir imediatamente", alerta.
Claudia Silvano também explicou que a plataforma de emissão dos boletos precisa permanecer em perfeito funcionamento até a data do vencimento. Apesar da recomendação da seguradora, de que o contribuinte não deixe para gerar a guia na última hora, o Procon explica que os consumidores devem ter condições de imprimir o boleto em qualquer momento. "Se o consumidor está pagando dentro do vencimento, a plataforma, o mecanismo para a retirada do boleto, tem que funcionar, até o momento em que o vencimento está válido. A seguradora não pode usar esse tipo de justificativa para impor uma condição onerosa para o consumidor", afirma.
Por nota, a Seguradora Líder informou que a dificuldade de gerar o boleto pode estar relacionada a diversos problemas, como configurações do computador que está acessando a página e a velocidade de acesso à internet. A empresa admite que, em momentos de pico, como o horário comercial, o sistema pode ficar mais lento. Nesta quarta-feira (25), a Seguradora Líder informou que os contribuintes também podem pagar o DPVAT em agências do Banco do Brasil, Bancoob, Rendimento e Sicredi, usando apenas o número do Renavam.