Coronavírus: Brasil registra 38 mil mortes e 739 mil novos casos

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (9) que o Brasil registrou nas últimas 24 horas 1.272 óbitos e 32.091 c..

Jorge de Sousa - 09 de junho de 2020, 19:24

Tânia Rego/Agência Brasil
Tânia Rego/Agência Brasil

Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (9) que o Brasil registrou nas últimas 24 horas 1.272 óbitos e 32.091 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19).

No acumulado desde o dia 26 de fevereiro, o país registra 739.503 ocorrências totais e 38.406 mortes pela Covid-19.

A taxa de recuperação apresenta 42% de índice, com 311.064 pessoas tendo conseguido se descontaminar da doença.

Pela primeira vez desde a última quinta-feira (4) o Ministério da Saúde voltou a divulgar os dados acumulados em sua plataforma oficial.

PAZUELLO REAFIRMA MUDANÇA NA DIVULGAÇÃO DE DADOS

O general Eduardo Pazuello, ministro interino da Saúde, disse em reunião ministerial nesta terça-feira que o governo trabalha para divulgar 100% dos dados referentes a mortos e infectados pelo novo coronavírus e reafirmou a intenção da pasta de mudar o registro de óbitos pela doença.

O ministro afirmou que o governo propõe alterar a forma como são compiladas as mortes para que os óbitos sejam registrados na data da morte do doente e não no dia em que houve a notificação de que houve a morte.

Essa informação havia sido antecipada nesta segunda-feira (8) pelo secretário-executivo do Ministério da Saúde, coronel Elcio Franco, e o secretário de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário.

Essa medida é criticada por diversos órgãos de saúde do país, que apontam que a medida irá prejudicar a transparência no combate ao coronavírus e prejudicar medidas de combate à doença no país.