Covid-19: Instituto prevê que Brasil pode ter 5 mil mortes por dia em agosto

Vinicius Cordeiro

brasil mortes coronavírus estados unidos

O Brasil poderá ter cinco mil mortes por dia em agosto e ultrapassará os Estados Unidos no número total de vítimas por coronavírus. Essa é a previsão do Instituto de Métrica de Avaliação em Saúde (IHME), da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, caso a pandemia não seja controlada.

“A epidemia de COVID-19 no Brasil pode ser a maior e a mais letal do mundo”, diz o Instituto.

Além disso, o Instituto identifica que alguns lugares, como Amazonas e Pará, podem já ter experimentado os picos de mortes. Contudo, as taxas de mortalidade podem permanecer altas nas próximas semanas.

“A menos que aconteçam ações de conserto, atualmente se prevê que os outros lugares tenham aumento diário nas taxas diárias de mortes por Covid-19 até junho e além”, completa a análise do Brasil.

Conforme a estimativa do órgão, um dos principais do mundo no que diz respeito a estatística em saúde, o Brasil pode chegar a ter 165.960 mortos no início de agosto. Antes, a previsão era de 125.833, mas a previsão foi atualizada nesta semana.

Com esses índices, o Brasil ultrapassaria os Estados Unidos e seria o país mais infectado do planeta pela Covid-19. Os norte-americanos têm previsão de 140.496 óbitos em agosto.

Previsão do Instituto aponta que o Brasil pode ter 165 mil mortes por Covid-19.(Reprodução / IHME)

MORTES POR CORONAVÍRUS NO BRASIL

De acordo com o consórcio de veículos de comunicação, o Brasil tem 40.276 mortes e 787.489 pessoas contaminadas pelo coronavírus. O trabalho inédito reúne os principais meios do país, como UOL, Folha de S. Paulo, Estadão e G1, e começou após o governo federal gerar confusões com o boletim oficial diário.

Já o balanço do Ministério da Saúde, que assumiu erro na atualização dos casos e mortes, foi atualizado pela última vez ontem (10) e indica o registro de 39.680 mortes e 772.416 infectados.

Por fim, a Univerisdade Johns Hopkins, que faz o mapeamento do coronavírus no mundo, aponta que os Estados Unidos tem 113 mil óbitos e mais de dois milhões de infectados.

Previous ArticleNext Article