Coronavírus: Brasileiros na China temem não conseguir voltar para casa

Juliana Goss - BandNews FM Curitiba

coronavirus, vírus, novo vírus na china,china, xangai, brasileiros, aeroportos, máscaras, epidemia, pandemia,

Brasileiros que estão em Xangai, na China, temem não conseguir voltar pra casa por causa do bloqueio de aeroportos por parte do governo chinês. O país sofre com um surto de casos casos de coronavírus . Pelo menos 56 pessoas já morreram por causa da doença, incluindo uma em Xangai.

Ao todo, quase 2 mil pessoas já foram diagnosticadas. O coronavírus tem sintomas iniciais muito parecidos com os da gripe, mas que podem evoluir rapidamente para uma pneumonia e levar à morte.

Vários países já detectaram casos da doença como, por exemplo, Estados Unidos, Canadá, França, Arábia Saudita e Austrália. Além disso, o vírus já foi detectado em vários pontos da Ásia.

CORONAVÍRUS MUDA A ROTINA EM XANGAI

coronavirus, vírus, novo vírus na china,china, xangai, brasileiros, aeroportos, máscaras, epidemia, pandemia,
Leticia Chun Pei Pan faz parte de uma comitiva de brasileiros em Xangai (Foto/Arquivo pessoal)

Letícia Pan é major responsável pelo Hospital da Polícia Militar do Paraná (PM-PR) e acompanha uma comitiva de empresários brasileiros em Xangai desde o dia 14.

Ela conta que as informações sobre o vírus só começaram a surgir na última semana.

“Quando nós chegamos, no dia 14, não se ouvia nada em relação ao coronavírus. Então nós estávamos participando de uma agenda bastante intensa de reunião. E, no dia 24, no Ano Novo Chinês, que é um dos feriados mais longos da China, foi quando o assunto veio à tona”, contou.

Para aproveitar o feriado do Ano Novo Chinês, que é comemorado nesta época do ano, Letícia passeou com o grupo em cidades próximas a Xangai.

No retorno, durante o fim de semana, a major paranaense se deparou com um cenário totalmente diferente do comum ao grande centro comercial chinês. O medo do coronavírus mudou a rotina da cidade mais populosa do país.

“Xangai, hoje, parece uma cidade fantasma. Quem já esteve aqui se recorda de uma cidade extremamente movimentada, com as estações sempre repletas de pessoas. Xangai é uma cidade que funciona 24 horas por dia, mas agora a cidade está praticamente vazia”, comparou.

CHINESES E TURISTAS PASSAM POR EXAMES

O governo chinês tem adotado medidas extremas para prevenção de novos casos de infecção pelo coronavírus. Uma delas é a realização de exames em pessoas que se deslocaram pelo país.

Logo que retornaram das cidades do interior da China para Xangai, Letícia e os empresários brasileiros passaram por procedimentos preventivos.

“Nós passamos praticamente por um exame clínico. Fizeram exames e mediram a nossa temperatura, por exemplo. Então, percebemos que as autoridades sanitárias locais estão muito preocupadas com toda a movimentação de pessoas e não se encontra pessoas nas ruas sem máscaras”, relatou a major.

“Aliás, as máscaras se tornaram artigos de luxo. Você não consegue encontrar em nenhum lugar e todos os locais que vendiam agora estão com os estoques esgotados. Chegando em Xangai a gente percebe o pavor nas pessoas e o receio pela contaminação”, completou.

coronavirus, vírus, novo vírus na china,china, xangai, brasileiros, aeroportos, máscaras, epidemia, pandemia,
Arquivo pessoal

BRASILEIROS TEMEM NÃO CONSEGUIR VOLTAR

Um dos empresários brasileiros que está no grupo é Venderlim Vaz Junior. Ele explica que já estava com as passagens de volta compradas para o início desta semana, no entanto, devido ao bloqueio das entradas e saídas da cidade para evitar a proliferação do coronavírus, ele teme que o retorno pra casa demore um pouco mais.

“Nós estamos apreensivos em relação ao nosso retorno porque fomos informados que a China, a partir desta segunda-feira (27), vai suspender a maioria dos voos de retorno ou chegada de turistas. Então, a nossa apreensão é não conseguir voltar”, explicou o empresário.

O governo chinês instalou um grupo de trabalho específico para o controle e estudo do coronavírus. Representantes de 32 agências de saúde nacionais e de outras instituições públicas buscam, além de evitar que a doença atinja mais pessoas, entender a origem do vírus e como ele age no corpo humano.

coronavirus, vírus, novo vírus na china,china, xangai, brasileiros, aeroportos, máscaras, epidemia, pandemia,
Brasileiros temem não voltar porque há previsão de bloqueios em aeroportos (Foto/Arquivo pessoal)

Previous ArticleNext Article