Coronavírus: 1º caso do Brasil é em SP; Mortes na China chegam a 2,7 mil

O número de mortes causadas pelo Novo Coronavírus (Covid-19) chega a 2.715 na China. As informações foram atualizadas pe..

Redação - 26 de fevereiro de 2020, 15:38

Divulgação/Gov.cn
Divulgação/Gov.cn

O número de mortes causadas pelo Novo Coronavírus (Covid-19) chega a 2.715 na China. As informações foram atualizadas pelas autoridades do país asiático nesta quarta-feira. O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de coronavirus no Brasil ontem (25). Trata-se de um brasileiro que desembarcou em São Paulo (SP) vindo da Itália. Ele foi atendido no Hospital Albert Einstein com sintomas compatíveis com a doença.

Conforme o Ministério da Saúde, o Brasil tem 20 casos suspeitos de coronavírus. Eles se concentram nas regiões Sudeste (16), Sul (2) e Nordeste (2). A cidade de São Paulo (SP) registrou o primeiro caso do país e o estado paulista concentra o maior número de investigações em andamento (11).

MINISTÉRIO DA SAÚDE CONFIRMA PRIMEIRO CASO NO BRASIL

O homem diagnosticado com o Novo Coronavírus (Covid-19) no Brasil tem 61 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, ele esteve na região norte da Itália entre os dias 9 e 21 de fevereiro.

O idoso procurou o Hospital Albert Einstein na segunda-feira (24). Ele apresentou sintomas de infecção respiratória, por exemplo febre, tosse seca, dor de garganta e coriza.

Em nota, o Hospital Albert Einstein informou que o homem encontra-se em bom estado clínico. Ele permanecerá em isolamento respiratório domiciliar, em São Paulo (SP), pelos próximos 14 dias.

CORONAVIRUS: O QUE É?

Novo Coronavírus teve seu epicentro em Wuhan, na China. O vírus se trata de uma mutação da conhecida família de coronavírus, responsável por outras doenças que foram consideradas emergências globais, como Sars e Mers.

O primeiro caso da atual transmissão foi identificado no dia 7 de janeiro. No dia 11, um mercado de frutos do mar de Wuhan, na China, foi apontado como o ponto de partida da nova infecção.

De acordo com a OMS, o novo coronavírus matou mais de  3 mil pessoas e infectou quase 100 mil em todo o mundo.

Assim como outras viroses, o coronavírus pode ser transmitido entre seres humanos pelo ar (tosses e espirros) ou pelo contato com objetos contaminados. O vírus pode se disseminar pelo ar e coloca em risco pessoas imunidade debilitada. Conforme as autoridades de saúde, não há um remédio específico para combater o vírus.

coronavirus tem período de incubação entre dois e sete dias, podendo chegar a 14 dias em alguns casos. Os sintomas se parecem com os da gripe ou resfriado comum: tosse, febre e dificuldade para respirar. De acordo com o que se descobriu até agora, nos casos mais graves, a doença pode evoluir para pneumonia ou síndrome respiratória aguda grave.