Coronavírus no Brasil: 12 casos suspeitos são investigados

Redação

coronavírus, corona, virus corona, coronavirus sintomas, corona virus, o que é coronavirus, china, wuhan, brasil, ministério da saúde, oms, opas, casos confirmados, mortes, casos suspeitos, oms, casos descartados

Subiu para 12 o número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil. Conforme o Ministério da Saúde, seis novas suspeitas passaram a ser investigadas nesta sexta-feira (31), enquanto três casos foram descartados. Ontem (30), a OMS declarou emergência global.

O Paraná ainda aparece na lista de casos investigados divulgada nesta sexta (31) pelo Ministério da Saúde. No entanto, as duas suspeitas em Curitibaforam descartadas pelas secretarias do estado e do município.

Conforme o Ministério da Saúde, a pasta deve ser reunir com as secretarias estaduais na semana que vem para alinhar a metodologia de divulgação dos resultados. Assim, o governo federal espera minimizar o desencontro das informações oficiais.

O balanço mais recente leva em consideração os dados coletados até 12h desta sexta-feira (31).

CASOS SUSPEITOS DE CORONAVÍRUS NO BRASIL

  • São Paulo: 7
  • Rio Grande do Sul: 2
  • Paraná: 1 (descartado pela SMS)
  • Santa Catarina: 1
  • Ceará: 1
coronavírus, corona, virus corona, coronavirus sintomas, corona virus, o que é coronavirus, china, wuhan, brasil, ministério da saúde, oms, opas, casos confirmados, mortes,
Divulgação/Gov.cn

VÍRUS CIRCULA EM 26 PAÍSES

Identificado em Wuhan, na China, o Novo Coronavírus já matou mais de 200 pessoas no país asiático. Em todo o mundo, conforme a OMS, quase 10 mil pessoas foram infectadas.

Os casos mais graves se restringem a cerca de 1,3 mil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Até o momento, o coronavírus já foi identificado em 26 países diferentes.

O QUE É O CORONAVÍRUS?

O Novo Coronavírus teve seu epicentro em Wuhan, na China. O vírus se trata de uma mutação da conhecida família de coronavírus, responsável por outras doenças que foram consideradas emergências globais, como Sars e Mers. O primeiro caso da atual transmissão foi identificado no dia 7 de janeiro. No dia 11, um mercado de frutos do mar de Wuhan foi apontado como o ponto de partida da nova infecção.

Assim como outras viroses, o coronavírus pode ser transmitido entre seres humanos pelo ar (tosses e espirros) ou pelo contato com objetos contaminados. O vírus pode se disseminar pelo ar e coloca em risco pessoas imunidade debilitada. Ainda não há um remédio específico para combater o vírus.

O coronavírus tem período de incubação entre dois e sete dias, podendo chegar a 14 dias em alguns casos. Os sintomas se parecem com os da gripe ou resfriado comum: tosse, febre e dificuldade para respirar. Nos casos mais graves, a doença pode evoluir para pneumonia ou síndrome respiratória aguda grave.

Previous ArticleNext Article