Coronavírus: OMS declara estado de emergência global

Redação

coronavírus, novo vírus da china, china, wuhan, epidemia, pandemia, emergência gloal, oms, opas, casos confirmados, brasil, paraná

A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou emergência global para a disseminação do Novo Coronavírus. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (30), na sede da OMS, em Genebra, na Suíça. Conforme a entidade, depois de surgir na China, o vírus já foi detectado em 19 países. De acordo com o Ministério da Saúde, 9 casos suspeitos são investigados no Brasil.

O coronavírus já registrou 170 mortes na China. Além disso, foram contabilizados mais de 7,7 mil casos. Conforme a OMS, outros 98 casos foram confirmados fora da China.

De acordo com a entidade, os casos estão relacionados à pessoas que viajaram para Wuhan, foco do surto, ou que tiveram contato com pessoas com histórico de passagem pela cidade. A OMS, contudo, nega que o anúncio de emergência global signifique uma manifestação de desconfiança com a China.

“A China está tendo um novo patamar para este surto de coronavírus. Meu respeito e agradecimento para os profissionais de saúde que, no meio do festival de primavera, estão trabalhando por 24 horas, durante sete dias por semana, para salvar vidas e colocar o surto em controle”, afirmou o diretor da OMS, Tedros Adhanom.

A OMS apresentou um conjunto de recomendações, como por exemplo apoio a países com sistemas de saúde mais precários, combate a rumores e desinformação, desenvolvimento de recursos para identificar, isolar e cuidar dos casos, além do compartilhamento de dados e conhecimento sobre o novo coronavírus.

coronavirus, china, corona virus, arenavirus,, coronavírus, virus, virus na china, sars, plague inc, novo virus na china, coronavirus humano, o que é coronavirus, coronavirus, sintoma, oms, opas, pandemia, paraná
Período de incubação do novo vírus da China é de até 14 dias. (Reprodução/Wiki Commons)

O QUE É O CORONAVÍRUS

A infecção causada pelo coronavírus tem seu epicentro em Wuhan, na China, considerada o ponto de partida da epidemia.

No Brasil, o Ministério da Saúde colocou o país em alerta para o risco de transmissão, mas ainda não há casos confirmados.  O Paraná também adotou medidas de prevenção.

Assim como outras viroses, o coronavírus pode ser transmitido entre seres humanos pelo ar (tosses e espirros) ou pelo contato com objetos contaminados. O vírus pode se disseminar pelo ar e coloca em risco pessoas imunidade debilitada. Ainda não há um remédio específico para combater o vírus.

coronavírus tem período de incubação entre dois e sete dias, podendo chegar a 14 em alguns casos. Os sintomas se parecem com os da gripe ou resfriado comum: tosse, febre e dificuldade para respirar. Nos casos mais graves, a doença pode evoluir para pneumonia ou síndrome respiratória aguda grave.

Previous ArticleNext Article