CPF Digital: aplicativo da Receita Federal está disponível para Android e iOS

Redação

cpf digital, receita federal, pessoa física, imposto de renda, rfb, receita federal, android, ios, como baixar

O aplicativo CPF Digital foi lançado pela Receita Federal nesta quinta-feira (14). O app está disponível para as plataformas Android (Google Play) e iOS (App Store).

De acordo com a Receita Federal, o CPF Digital substitui o atendimento nas unidades físicas e traz uma ferramenta para auxiliar o contribuinte a preencher corretamente a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 (IRPF).

O CPF é a principal chave de acesso dos brasileiros aos serviços públicos. Desde março de 2019, ele substitui a apresentação de documentos para exercer obrigações cívicas ou acessar benefícios, como o Bolsa Família.

O aplicativo CPF Digital é considerado essencial em tempos de distanciamento social. Substituir o atendimento nas unidades pelo ambiente virtual diminui filas e aglomerações desnecessárias.

No app, é possível consultar a declaração do Imposto de Renda 2020, tirar dúvidas de como preencher o documento, consultar prazos e multas. Além disso, disponibiliza declaração em conjunto, carnê leão e isenção para portadores de moléstias graves.

“Mas a proposta é evoluir o aplicativo e disponibilizar outros canais de atendimento virtuais que facilitem a vida do cidadão”, explica o  secretário especial da Receita Federal do Brasil, José Barroso Tostes Neto.

“No futuro, o CPF Digital poderá se tornar a porta de acesso para os principais serviços aos brasileiros”, completa.

CPF DIGITAL: COMO BAIXAR

O aplicativo está disponível para as plataformas Android e iOS. A ferramenta foi desenvolvida pelo Serpro.s

Previous ArticleNext Article