Cresce o número de assinantes de banda larga fixa

Mariana Ohde


Cerca de 1,27 milhão de brasileiros contrataram o serviço de banda larga fixa entre janeiro do ano passado e o mesmo mês de 2017. O número representa aumento de 4,96% na quantidade de clientes. Esse crescimento vai na contramão da tendência demonstrada por outros serviços de telecomunicações, que vêm apresentando queda no número de assinaturas, como a telefonia celular e a TV por assinatura.

Os dados são da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Segundo a agência, o serviço tem, atualmente, 26,7 milhões de assinantes no país.

Entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano, foram registradas 134,7 mil novas assinaturas do serviço, o que representa um aumento de 0,51%.

Os maiores crescimentos percentuais foram registrados na Paraíba (+3,21%), no Rio Grande do Sul (+2,55%), no Rio Grande do Norte (+2,16%) e no Distrito Federal (+2,24%).

Celular

O número de linhas de celulares ativas no país caiu 5,38% em janeiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. O total de linhas móveis registradas no país em janeiro deste ano foi 243,42 milhões. Em comparação com dezembro de 2016, a queda no número de linhas foi 0,27%.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a queda do número de celulares é consequência da redução da tarifa de interconexão, que é o valor cobrado entre empresas fixas e móveis para a realização das ligações, e do valor de remuneração de uso de rede, praticado entre as operadoras de celulares.

TV por assinatura

O número de clientes de TV por assinatura no Brasil caiu 1,91% entre janeiro do ano passado e o mesmo mês deste ano, com redução de 364,4 mil assinantes. De dezembro de 2016 para janeiro deste ano, houve queda de 105 mil clientes de TV paga no país.

Atualmente, o país tem 18,69 milhões de clientes de TV paga, segundo dados da Anatel. A tecnologia por satélite é a que tem o maior número de assinantes, com 10,6 milhões de clientes, seguida pela TV a cabo, com 7,7 milhões.

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal