Crianças de 4 a 5 anos são os autores de livro interpretado

Pedro Ribeiro


Lançamentos de livros acontecem a toda hora ou a todo minuto em nosso país e no mundo. São escritores renomados e novos literatos que se arriscam no fantástico mundo das letras. Em Curitiba, um grupo de “escritores” com idade de quatro a cinco anos estará lançando, dia 27, das 16 às 19 horas, nas Livrarias Curitiba do Shopping Barigui, a obra “Um Conto, o Segredo do Ogro”.
Essa turma – são 17 ao todo – que mal sabe escrever o nome é a autora do livro e são os próprios alunos (crianças, é claro), que autografarão as obras aos olhos, com certeza, lacrimejados dos pais, avós, tias e tio, amigos e principalmente das professoras.
A iniciativa partiu da coordenadora da escola Centro de Educação Infantil Naviozinho, professora Caliandra Costa, que leu a obra e cada um dos pequenos escritores a interpretaram da sua forma de ver e pensar. São, portanto, fragmentamos da história “O Segredo Do Ogro” em pequenos trechos, explica a diretora da escola, Juliana Casini. “O resultado foi incrível”, diz, emocionada.
Unindo as 16 ilustrações é possível perceber que o ato de ler, seja um texto ou uma imagem, é uma experiência única e pessoal, cada pessoa recebe a mensagem conforme sua bagagem e sua imaginação, e isso é mágico!
Pensando na importância da leitura desde a primeira infância e seguindo a ideia de que livros aproximam as pessoas, “desenvolvemos o projeto “Um Conto”, que tem como proposta mostrar às crianças que interpretando imagens elas também estão lendo, mesmo antes de aprenderem a unir letras e formar palavras, uma vez que temos o desenho como a primeira forma de escrita ainda na pré-história”, conta Juliana.

Previous ArticleNext Article
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro, jornalista editor-chefe do Paraná Portal