
CPI do acidente da Chapecoense aprova relatório final
Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil
12 de julho de 2022, 11:29
Segundo Ana Paula Pamplona, o recurso deve ser utilizado como uma "ponte para o conhecimento", como uma ferramenta para "pensar sobre algo".
Redação - 12 de julho de 2022, 14:42
As crianças devem utilizar a tecnologia com equilíbrio. É o que diz a psicopedagoga Ana Paula Pamplona. Segundo ela, o recurso deve ser utilizado como uma "ponte para o conhecimento", como uma ferramenta para "pensar sobre algo".
“Percebemos que na nossa sociedade as crianças se relacionam com a tecnologia, principalmente com as telas, de modo passivo. Ganham celulares, tablets, televisão para se acalmar, fazer silêncio ou se divertir, enquanto os adultos precisam trabalhar ou se envolver em outros afazeres”, observa Ana Paula.
Diante dessa realidade, as escolas entram com o desafio de trazer os aparatos tecnológicos como ponte, de associá-los como mais um recurso. “O desafio é fazer as crianças se relacionarem de forma ativa com as tecnologias e aprender por meio delas, construindo significados sobre o mundo”, destaca.
A tecnologia, no entanto, não deve ser demonizada. “Nós entendemos que as crianças de hoje em dia merecem, gostam e têm o direito de se relacionar com a tecnologia”, afirma.
Os pais das crianças podem colocar em prática algumas estratégias para as crianças utilizarem a tecnologia com equilíbrio. São elas: