Detran testa vistoria veicular programada pelo usuário

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran PR) começou a testar um sistema que permite o agendamento prévio das vistor..

Redação - 05 de dezembro de 2016, 18:09

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran PR) começou a testar um sistema que permite o agendamento prévio das vistorias veiculares nesta segunda-feira (5). Os primeiros usuários a usufruir da agenda são os moradores de São José dos Pinhais, Agudos do Sul e Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.

A nova Ciretran de São José dos Pinhais foi escolhida para o projeto piloto devido à capacidade de atendimento e à infraestrutura. Segundo o Diretor de Tecnologia e Desenvolvimento do Detran, Marco Aurélio Barbosa, com a mudança, os usuários podem escolher data e horário para realizar o serviço, sem precisar enfrentar filas. "Primeiramente ele faz a emissão da guia do pagamento deste serviço. Depois do pagamento da guia, através da internet e dos totens de autoatendimento do Detran, ele consegue fazer o agendamento dessa vistoria", diz Barbosa.

As vistorias veiculares são obrigatórias no primeiro emplacamento, na troca de município ou na transferência do veículo. A intenção do Detran PR é expandir o agendamento online para todo o Estado a partir do ano que vem. Para marcar a vistoria, os usuários devem acessar o site detran.pr.gov.br ou ainda usar um dos terminais de autoatendimento da autarquia, disponíveis nas Ciretrans, shoppings, mercados e prefeituras.