Nos primeiros cinco meses deste ano já foram registradas 590 denúncias pelo Disque Idoso, canal de atendimento ligado a um banco de dados, que além de encaminhar denúncias, coloca à disposição orientações sobre os direitos da pessoa idosa.
O número de denúncias é maior do que em anos anteriores. No mesmo período do ano passado foram recebidas 289, enquanto em 2017 foram 237.
Segundo dados do Departamento de Políticas Públicas para Criança, Adolescente e Idoso da Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho, a maioria das denúncias é por violência física praticada por familiares, com associação ao uso de drogas e bebidas alcoólicas.
De acordo com o psicólogo José Sobieray, responsável pelo serviço, a violência contra a pessoa idosa não se manifesta apenas em agressões físicas, mas, muitas vezes de forma psicológica. Ele ainda conta que é necessário informar não apenas os idosos sobre os direitos, mas também os filhos, netos e pessoas da família que cuidam deles.
O serviço está disponível em todo o Paraná. Para realizar a denúncia basta ligar para 0800-41-0001.