Coronavírus: distanciamento social pode ser necessário até 2022, diz estudo de Harvard

Redação

distanciamento social, coronavírus, sars-cov-2, covid-19, quarentena, 2022, até quando, estudo, previsão, projeção, harvard, science

As medidas de distanciamento social para conter o avanço do contágio do coronavírus podem ser necessárias até 2022. A projeção faz parte de um estudo publicado nesta terça-feira (14) pela revista Science.

O artigo é assinado por cinco cientistas da escola de saúde pública da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores realizaram estimativas de sazonalidade do contágio e imunidade dos seres humanos. Assim, chegaram a um modelo de transmissão do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

De acordo com o estudo, estratégias de distanciamento social podem evitar nova onda do coronavírus (Reprodução/Science)

Com base nos estudos, eles projetam que uma nova onda pandêmica pode começar no final do ano, quando tem início o inverno no Hemisfério Norte.

Os cientistas apontam a capacidade do sistema de saúde em lidar com pacientes que precisam de cuidados intensivos como o ponto-chave para lidar com o coronavírus.

Por isso, projetam que os períodos de distanciamento social prolongado ou intermitente podem ser necessários até 2022. Não há, por enquanto, nenhuma previsão de quando será desenvolvida uma vacina para o SARS-CoV-2.

Além disso, o estudo reforça a utilidade das medidas de mitigação como forma de ganhar tempo para ampliar a capacidade dos sistemas de saúde pública.

DISTANCIAMENTO SOCIAL: ATÉ QUANDO?

A estimativa inicial dos pesquisadores da Universidade de Harvard é de que os períodos de distanciamento social podem ser necessários até 2022. No momento, é a única forma eficiente de mitigar a propagação do coronavírus.

No entanto, os cientistas apontam a necessidade de compreender melhor o SARS-CoV-2. Um ponto fundamental é descobrir como ele se comportará nos seres humanos que já tiveram contato com vírus.

Conforme o grupo, ainda não é possível determinar a extensão e a duração da imunidade desenvolvida pelos pacientes contaminados pelo coronavírus.

O artigo que apresenta previsões sobre o distanciamento social foi realizado pelos cientistas Stephen M. Kissler, Christine Tedijanto, Edward Goldstein, Yonatan H. Grad, e Marc Lipsitch.

distanciamento social, coronavírus, sars-cov-2, covid-19, quarentena, 2022, até quando, estudo, previsão, projeção, harvard, science
Comércio se adapta aos tempos de distanciamento social. (Flickr/@GoToVan/Creative Commons)

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="693553" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]