Doar parte do imposto de renda ajuda crianças

Narley Resende


Brunno Brugnolo, Metro Jornal Curitiba 

O prazo de entrega da declaração do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) neste ano termina no dia 28 deste mês, ou seja, daqui a 25 dias.

Se você faz parte daqueles que ainda não cumpriram a obrigação com a Receita Federal, o momento é oportuno para contribuir com projetos que ajudam crianças e adolescentes sem sequer gastar um centavo com isso. Até o fim da semana passada, por exemplo, pouco mais de 120 mil curitibanos haviam entregue a declaração – pouco acima dos 20% do total esperado.

A doação acontece com a destinação de parte do imposto devido para os FIAs (Fundos Especiais para Infância e Adolescência), que existem em âmbito nacional, estadual e municipal.

Durante o preenchimento da declaração é possível doar até 3% do imposto devido referente ao ano fiscal 2016 (seja ele a pagar ou a restituir). É condição fundamental preencher a declaração completa. (Veja abaixo)

Caso você opte pelo FMCA (Fundo Municipal para Criança e o Adolescente), por exemplo, ainda é possível escolher diretamente qual projeto será beneficiado.

Em Curitiba 50 instituições estão credenciadas e algumas delas possuem mais de um projeto aprovado para receber as doações. Entre elas estão hospitais como o Pequeno Príncipe e o Nossa Senhora das Graças, a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, o Pequeno Cotolengo e outras também bem conhecidas como a Fepe (Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional), a Afece (Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial) e a Apacn (Associação Paranaense Apoio à Criança com Neoplasia).

Os projetos estão disponíveis no site: www.criancaquerfuturo.curitiba.pr.gov.br.

Como doar direto na declaração do imposto de renda:

1 – Preencha sua declaração no modelo completo no aplicativo da Receita Federal

2 – Depois de preencher, vá em ‘Resumo da Declaração’ na barra lateral do menu, escolha a opção ‘Doação diretamente na declaração – ECA’ e clique em ‘Novo’

3 – Agora você deve selecionar para qual fundo vai doar, exemplo: o municipal, digitar o valor a ser destinado (a quantia máxima de 3% é calculada pelo sistema e aparece ao lado) e clicar em ‘OK’

4 – Volte ao menu, clique em ‘Imprimir’ e selecione ‘DARF – Doações Diretamente na Declaração – ECA’

5 – Pague o DARF até o dia 28 de abril

6 – Mande um e-mail para doacao@fas.curitiba. pr.gov.br e também para a instituição desejada com: 1. Comprovante de pagamento do DARF; 2. Dados pessoais: nome completo, CPF, endereço e telefone; 3. Indicação da instituição que sua doação deve ser destinada

 

 

Previous ArticleNext Article