Elizabeth 2ª completa 65 anos no trono do Reino Unido

A rainha Elizabeth segunda alcançou ontem uma marca nunca antes conquistada por um monarca no Reino Unido.Aos 90 anos, e..

Julie Gelenski - 07 de fevereiro de 2017, 10:23

A rainha Elizabeth segunda alcançou ontem uma marca nunca antes conquistada por um monarca no Reino Unido.

Aos 90 anos, ela completou 65 anos no trono britânico. O Jubileu de Safira é comemorado com discrição pela rainha.

Isto porque a data marca também a morte precoce de seu pai, George 6o , aos 56 anos. Elizabeth assumiu o reinado aos 25 anos. Filha mais velha do segundo filho do rei George 5º, nada indicava que se tornaria rainha.

Esperava-se que o tio da monarca fosse o rei e seus filhos, os herdeiros. Mas Edward 8º abdicou para se casar com a americana Wallis Simpson, deixando para o irmão mais novo o dever de assumir o trono.

Elizabeth passou o dia ontem reclusa em sua residência de Sandringham, no leste da Inglaterra, como de hábito. No domingo, ela participou de cerimônia religiosa em homenagem à data. Seu escritório divulgou retrato de 2014 que mostra a rainha usando joias de safira.

Elas foram presente de casamento do rei George 6º, em 1947. No centro de Londres, uma salva de 41 tiros celebrou o jubileu.

Apesar do recorde britânico, o Jubileu de Safira não é feito inédito no mundo. O rei Bhumibol da Tailândia faleceu no ano passado após sete décadas no trono.