Encceja 2022: inscrições estão abertas a partir desta terça (24)

Prazo termina no dia 4 de junho e a realização do exame é voltada para quem não concluiu os estudos na idade apropriada

Redação - 24 de maio de 2022, 11:12

(Foto: Arquivo/Agência Brasil)
(Foto: Arquivo/Agência Brasil)

As inscrições para o Encceja 2022 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) estão abertas a partir desta terça-feira (24). O prazo termina no dia 4 de junho e é voltado para quem não concluiu os estudos na idade apropriada.

A idade mínima para o exame relativo ao ensino fundamental é de 15 anos. Já para a prova relativa ao ensino médio, a idade mínima é de 18 anos.

As provas Encceja 2022 será aplicado no dia 28 de agosto, e as inscrições são realizadas de modo gratuito e voluntário, segundo o Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Para realizá-las, clique aqui.

“Também não será necessário o pagamento da taxa de ressarcimento para os ausentes no ano passado que vão fazer as provas novamente. A medida foi tomada tendo em vista o contexto da pandemia de Covid-19 que impediu a realização da última edição”, informou o instituto.

ENCCEJA COMPLETA 20 ANOS

O Encceja completa 20 anos da primeira aplicação, realizada no ano de 2002, com o objetivo de aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou ensino médio na idade adequada.

O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. As provas objetivas avaliam as seguintes áreas de conhecimento: 

Ensino fundamental 

  • Ciências Naturais
  • Matemática
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação
  • História e Geografia

Ensino Médio

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia)
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física)
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia)