
O Boticário lança campanha de Dia dos Namorados que inclui trisal e ficantes
Folhapress
24 de maio de 2022, 07:55
Prazo termina no dia 4 de junho e a realização do exame é voltada para quem não concluiu os estudos na idade apropriada
Redação - 24 de maio de 2022, 11:12
As inscrições para o Encceja 2022 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) estão abertas a partir desta terça-feira (24). O prazo termina no dia 4 de junho e é voltado para quem não concluiu os estudos na idade apropriada.
A idade mínima para o exame relativo ao ensino fundamental é de 15 anos. Já para a prova relativa ao ensino médio, a idade mínima é de 18 anos.
As provas Encceja 2022 será aplicado no dia 28 de agosto, e as inscrições são realizadas de modo gratuito e voluntário, segundo o Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Para realizá-las, clique aqui.
“Também não será necessário o pagamento da taxa de ressarcimento para os ausentes no ano passado que vão fazer as provas novamente. A medida foi tomada tendo em vista o contexto da pandemia de Covid-19 que impediu a realização da última edição”, informou o instituto.
O Encceja completa 20 anos da primeira aplicação, realizada no ano de 2002, com o objetivo de aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou ensino médio na idade adequada.
O exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. As provas objetivas avaliam as seguintes áreas de conhecimento:
Ensino fundamental
Ensino Médio