Enem 2020: Veja 4 temas sobre meio ambiente que podem cair na redação

Redação

enem 2020 redação tema

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 será realizado neste domingo (17) e no próximo. Uma das grandes preocupações dos estudantes é sobre a redação. Confira quatro possíveis temas relacionados ao meio ambiente!

Além de argumentos para sustentar o texto, é preciso apresentar, em muitos casos, uma solução. A redação exige reflexão de forma clara, coerente e que fuja do senso comum por parte do candidato. Ou seja, é preciso estar bem informado e antenado em diversos assuntos.

Historicamente, a redação do Enem costuma abordar temas que influenciam de alguma maneira a sociedade. Em 2019, o tema foi a democratização do acesso ao cinema no Brasil, que permitia ao candidato abordar questões como o acesso da população ao cinema, a relação do preço dos ingressos com a economia e o lazer como um direito humano.

No entanto, sempre há muitas chances da redação do Enem ter um tema ambiental, ainda mais no exame de 2020.

“Esse foi um ano em que as temáticas ligadas a meio ambiente e sustentabilidade estiveram presentes de maneira muito ativa no dia a dia da população, a começar pela pandemia do novo coronavírus, cuja origem está diretamente ligada à forma como lidamos com a natureza, além de ter gerado mudanças de paradigmas importantes”, avalia a coordenadora de Comunicação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Melissa Barbosa.

CONFIRA POSSÍVEIS TEMAS DA REDAÇÃO DO ENEM 2020

PANTANAL

Em 2020, o Pantanal recebeu atenção do mundo todo em razão dos incêndios que queimaram partes extensas do bioma e mataram milhares de animais.

Um estudo da ONG ICV (Instituto Centro de Vida) apontou que foram mais de 2,1 milhões de hectares atingidos pelas queimadas no Pantanal durante o ano passado. Somando isso com as áreas atingidas na Amazônia e no cerrado em Mato Grosso, o total chegou a 8,5 milhões de hectares. Isso equivale a uma área 50 vezes maior que a cidade de São Paulo.

“A intensidade e a quantidade de áreas queimadas foram muito grandes. Ainda que o fogo já esteja sob controle, temos que pensar agora nas espécies de animais que, com seu habitat destruído, não têm mais fontes seguras de alimento”, comenta o membro da Rede de Especialista em Conservação da Natureza (RECN) e diretor executivo do Instituto SOS Pantanal, Felipe Dias.

ENEM PODE ABORDAR O IMPACTO DO CORONAVÍRUS, COMO O ISOLAMENTO SOCIAL 

É claro que a pandemia de covid-19, algo inédito em todo o planeta, e  o isolamento social podem ser temas do Enem. A vida das pessoas mudou radicalmente com as normas sanitárias e também desencadeou vários problemas.

Um estudo da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) publicado pela revista científica The Lancet apontou que os casos de depressão aumentaram 90% entre os meses de março e abril, no começo da pandemia. Já a quantidade de pessoas que relataram sintomas de crise de ansiedade e estresse agudo mais que duplicou.

Um dos fatores desses problemas é a falta de contato com a natureza, como ambientes ao ar livre e naturais. Isso ajuda na redução do estresse (hormônio cortisol), ansiedade, depressão, da frequência cardíaca e pressão arterial.

DÉCADA DO OCEANO

2021 marca o início da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, criada para ampliar a cooperação internacional em pesquisas relacionadas à preservação do Oceano e a seu desenvolvimento sustentável.

O esforço da ONU (Organização das Nações Unidas) pretende ampliar os debates das temáticas ambientais, que podem ainda ser relacionadas com eventos como a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs).

Caso isso caia no Enem 2020, o candidato pode abordar de que forma o ambiente marinho está relacionado com a economia, o bem-estar social, à mitigação das mudanças climáticas e a cultura de povos tradicionais em todo o país. Estudos como o Relatório Mundial sobre a Ciência Oceânica da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Relatório do Painel de Alto Nível para a Economia Sustentável do Oceano são boas opções de leituras para entender melhor esse assunto.

CIDADES SUSTENTÁVEIS

Por fim, as mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global também podem cair no Enem. Isso vêm gerando impactos significativos sobre a sociedade, como alterações no regime de chuvas.

Muitas cidades têm construído estratégias de mitigação e adaptação a essas mudanças, para evitar ou reduzir, por exemplo, que sua infraestrutura seja sobrecarregada por grandes volumes de água concentrados em curtos espaços de tempo. São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo, de cidades que sofrem constantemente com esses problemas.

Caso a redação do Enem deste ano se relacione com essa problemática, o candidato pode trazer no texto conceitos como o de cidades-esponjas, que utilizações utilizam Soluções Baseadas na Natureza (SBN) como estratégia para absorver uma quantidade maior de água da chuva e, assim, evitar enchentes e  inundações que causam danos à infraestrutura urbana e impactam a vida de diversas pessoas, principalmente as mais vulneráveis.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="739352" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]