Enem 2020: horários, o que levar, inscritos; saiba tudo do 1º dia

Redação

enem 2020 o que levar horários

Com mais de 5 milhões de inscritos, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece hoje (17). O primeiro dia da prova nacional terá 5 horas e meia de prova e acontece em meio à pandemia do coronavírus. Vale lembrar que a realização se dá no meio de uma uma série de polêmicas, já que os exames aconteceriam originalmente em novembro. O que levar? O que é proibido? Do que são as provas? Quais são os horários para chegar e ir embora? Confira tudo sobre o Enem 2020!

O QUE LEVAR E O QUE NÃO FAZER

Como sempre, é sempre bom checar cada item antes de sair de casa. Confira:

  • Documento válido original com foto (RG e CNH, por exemplo);
  • Caneta esferográfica de cor preta, fabricada em material transparente;
  • Máscaras;
  • Também são liberados garrafa de água própria e alimentos leves.

De acordo com o MEC (Ministério da Educação), não são permitidas cópias de documentos. O álcool gel será disponibilizado nas salas, mas quem quiser pode levar o próprio frasco. Também será permitido levar máscaras reservas, caso seja necessário alguma troca durante a prova.

Confira agora o que é proibido no Enem 2020:

  • Entrar sem máscara;
  • Peças de roupa como chapéus, gorros e bonés são proibidos;
  • Funcionamento de aparelhos eletrônicos, como celular. Caso algum telefone toque durante a prova, o candidato será desclassificado;
  • Óculos escuros, relógios, calculadoras e materiais como lápis e borracha devem ser guardados;

A orientação sempre é se programar para sair antes. Evite atrasos, para não perder a prova, e também aglomerações.

HORÁRIOS: PORTÕES E PROVAS

Conforme o MEC, os portões abrem às 11h30 (horário de Brasília) e fecham pontualmente às 13h.

As provas começam às 13h30. A saída é liberada a partir das 18h30 e o candidato pode levar para casa o caderno de provas. O horário limite para o fim da prova é às 19h.

Nesse primeiro dia do Enem, os inscritos fazem as provas objetivas de Linguagens e Ciências humanas, com 45 questões cada, e a prova de redação. No próximo domingo (dia 24 de janeiro), as provas serão de Matemática e Ciências da Natureza.

Por fim, vale lembrar que o Enem 2020 terá também a versão digital. As provas digitais estão marcadas para os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

ENEM 2020 

Devido ao colapso no sistema de saúde, a Justiça suspendeu a realização das provas do Enem 2020 no Amazonas. Ou seja, os inscritos do estado serão os únicos a não fazer as provas.

Houve muita pressão para o exame ser adiado, mas o MEC manteve a data. Em São Paulo e no Paraná, houve pedidos de suspensão. No entanto, a Justiça negou.

Previous ArticleNext Article