Enem 2022: inscrições começam nesta terça-feira (10)

Prazo termina no dia 21 e o pagamento deve ser feito até o dia 27 deste mês. No ano passado, 99.528 estudantes fizeram as provas.

Redação - 09 de maio de 2022, 17:03

(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

As inscrições para o Enem 2022 (Exame Nacional do Ensino Médio) começam nesta terça-feira (10). O prazo termina no dia 21 e o pagamento deve ser feito até o dia 27 deste mês. Para a realização do exame, deve ser feito um cadastro na chamada 'Página do Participante'.

No ano passado, 99.528 estudantes fizeram as provas. Desta vez, a novidade é que os candidatos e candidatas podem pagar a taxa de inscrição por PIX e cartão de crédito, além da opção por boleto. O valor foi mantido em R$ 85,00, o mesmo cobrado no ano passado.

Para a isenção da taxa, deve ser solicitado um recurso na 'Página do Participante'. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o pedido depende de aprovação e não indica a inscrição automática no exame.

DATAS DAS PROVAS DO ENEM 2022

As provas do Enem 2022 serão realizadas em dois domingos: nos dias 13 e 20 de novembro. Mais uma vez, estarão disponíveis os formatos impresso e digital. Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13 horas, no horário de Brasília.

O início das provas será às 13h30. No primeiro dia do Enem, a prova termina às 19 horas. No segundo dia, às 18h30.

Em cada dia de prova, o exame é dividido em dois testes objetivos de 45 questões totalizando 180 itens, além da redação. 

No primeiro dia, serão abordadas as áreas de estudo:

  • Linguagens, códigos e redação (Português, Literatura, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação)
  • Ciências humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia)

Já no segundo dia, serão abordadas as áreas de estudo: 

  • Ciências da natureza (Química, Física e Biologia)
  • Matemática e suas tecnologias