Enem 2022: prazo de inscrições termina neste sábado

O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e é uma das principais portas de entrada ao ensino superior.

Karine Melo - Repórter da Agência Brasil - 21 de maio de 2022, 08:05

(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 termina às 23h59 (horário de Brasília) deste sábado (21). Todos os interessados em fazer o exame, isentos ou não, devem se inscrever pela Página do Participante. A prova será aplicada em todos os estados brasileiros, nos dias 13 e 20 de novembro.

Após a inscrição, o participante não isento deve acessar a Página do Participante, com login e senha únicos cadastrados no portal do governo federal (Gov.br), para escolher a forma de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85.

O prazo para pagar a taxa é até 27 de maio. Pela primeira vez, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) possibilitou o pagamento da taxa por meio de PIX e cartão de crédito, além do tradicional boleto – Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança). Vale lembrar que, após selecionar a opção de pagamento, não será possível alterar a escolha.

Enem é porta de entrada ao ensino superior

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica.

Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes, além de universidades em Portugal.