Enem Digital tem 64,4% de abstenção no Paraná

Lucian Pichetti - CBN Curitiba

enem, enem digital, paraná, domingo

4.139 dos 6.429 estudantes inscritos para fazer a versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não prestaram a prova neste domingo (31) no Paraná. O índice de abstenção no Estado foi de 64,4%.

Em todo o país, dos 93.079 inscritos, apenas 29.703 fizeram o exame, o que equivale a 68,1% de abstenção. O maior índice de abstenção foi registrado no Estado de São Paulo, de 73,9%. Dos 28.625 inscritos, 21.153 não prestaram a prova.

ENEM DIGITAL

É a primeira vez que o Enem teve provas digitais. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou o exame em 104 municípios brasileiros. Os participantes fizeram as provas em 1.028 locais de aplicação, com uma estrutura de 4.053 laboratórios de informática.

PROVAS

Neste domingo, os participantes resolveram itens de linguagens, códigos e suas tecnologias, assim como de ciências humanas e suas tecnologias. Eles também escreveram a redação, com o tema “O desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil”.

Cabe destacar que, nesta primeira aplicação do Enem Digital, a redação teve de ser escrita à mão, como no exame impresso, aplicado pelo Inep em 17 e 24 de janeiro. Os Cadernos de Questões deste primeiro dia de provas digitais já estão disponíveis no portal do instituto. Os gabaritos serão divulgados até o terceiro dia útil após o encerramento da aplicação.

70 participantes foram eliminados por descumprirem regras gerais do edital, como portar equipamento eletrônico e utilizar materiais impressos. 174 inscritos solicitaram a reaplicação do primeiro dia de provas, em virtude de doenças infectocontagiosas.

Previous ArticleNext Article