Enem Digital: candidatos devem levar caneta esferográfica preta para escrever redação

Redação

MPF, MPT e MPPR pedem adiamento da prova do Enem no Paraná

Começa neste domingo (31), a 1ª edição do Enem Digital. Embora o Exame Nacional do Ensino Médio seja feito pelo computador, os candidatos devem ir até os locais de prova e levar caneta esferográfica de cor preta.

A forma piloto do exame será aplicada para um número reduzido de participantes, que podem usar a pontuação alcançada para ingressar no ensino superior. No total, 93.217 candidatos estão aptos para participar do Enem, que acontece em 104 cidades brasileiras.

O Enem Digital acontece em duas datas, assim como a versão impressa: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. A aplicação piloto deverá ser o início das mudanças, já que a intenção é que o exame seja totalmente digital até 2026.

ENEM DIGITAL: COMO FUNCIONA?

No primeiro dia, os participantes respondem perguntas de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo dia, matemática e ciências da natureza. A diferença do Enem Digital é que as questões objetivas são todas respondidas na tela.

Porém, a redação ainda é escrita à mão, por isso é necessário levar uma caneta esferográfica de tinta preta, em material transparente. No segundo dia, os candidatos recebem uma folha de rascunho para realizar os cálculos das provas de matemática.

Apesar de ser a mesma edição, a versão impressa não aborda necessariamente os mesmos assuntos das provas já aplicadas.

Garantindo a segurança e confiança no exame digital, os participantes recebem um código. Eles precisam digitar no computador antes de começar e finalizar o questionário. É importante lembrar que os computadores têm acesso somente às provas.

O tempo de prova e os horários de aplicação do Enem Digital são os mesmos: 5h30 no primeiro dia e 5h no segundo. Os portão também abrem Às 11h30 e fecham às 13h, horário de Brasília. O início do exame está marcado para às 13h30.

Os locais de prova estão disponíveis na Página do Participante, no cartão de confirmação de inscrição.

MEDIDAS DE SEGURANÇA PARA EVITAR CONTÁGIO DA COVID-19

As medidas de segurança para evitar o contágio da Covid-19 são as mesmas nas duas versões do Enem, seja digital ou impresso. Por causa da pandemia, é obrigatório o uso de máscara cobrindo o nariz e a boca durante todo o tempo de prova.

Os participantes podem levar máscaras extras para trocar durante o exame e o próprio álcool em gel. Haverá álcool em gel disponível nos locais de aplicação.

Importante: candidatos com sintomas do vírus ou outra doença infectocontagiosa não devem comparecer aos locais de prova. Eles terão direito a fazer o exame na reaplicação, em fevereiro.

DIVULGAÇÃO DAS PROVAS ACONTECE LOGO APÓS O FIM DAS APLICAÇÕES

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) vai divulgar os cadernos de provas do Enem Digital logo após o fim das aplicações, no dia 31 e no dia 7 de fevereiro. 

Previous ArticleNext Article