Estreia em Curitiba documentário sobre Jaime Lerner

Narley Resende


O documentário “Jaime Lerner – Uma história de Sonhos”, de Carlos Deiró, chegou ao cinema pela Pandora Filmes. O olhar íntimo do amigo cineasta foca a trajetória do arquiteto e urbanista e um pouco da intimidade do personagem.

Lerner é o urbanista brasileiro mais respeitado no mundo. Aos 78 anos, segue ativo em projetos de soluções para cidades. Atualmente, comanda o projeto da região metropolitana do Rio de Janeiro, foi chamado por Mauricio Macri, presidente da Argentina, para palpitar sobre o plano dos hermanos, estreou na criação de mobiliário, com a namoradeira ‘Duo’ e ainda lançou uma startup de troca de soluções urbanísticas batizada de ‘Cloud Cidades’.

Em 1990, recebeu o prêmio máximo das Nações Unidas para o Meio Ambiente, conferido pela United Nations Environment Programme (UNEP), em Nova York. Em 2002, foi eleito presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA).  No documentário, é elogiado por Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha.

Trinta anos da trajetória de Lerner foram acompanhados de perto pelo cineasta Carlos Deiró, que mantém há anos em Curitiba uma produtora focada em publicidade e na criação de conteúdos audiovisuais institucionais. Deiró é um dos amigos mais próximos de Lerner e, por isso, captou nas últimas três décadas registros de diferentes fases da vida do urbanista. “Acompanho a trajetória dele há muitos anos, registrei quase todas as inovações propostas por ele como soluções para as cidades”, afirma.

“No documentário busco mostrar a simplicidade de um homem que propôs soluções igualmente simples para as cidades e conseguiu implementá-las. Lerner tem um olhar atento para o ser humano, por isso as ideias propostas por ele tornam-se reais e engajam a população”, completa.

Criador de soluções simples, Lerner é autor de frases como: “É Deus quem cria todo dia”, “A solução da mobilidade e integrar trabalho e moradia” e “Sustentabilidade é uma equação sobre o que você poupa e desperdiça”.

Serviço

Data: 14 de setembro, às 19h

Local: Cinépolis Pátio Batel

Exibição exclusiva para convidados, seguida de coquetel com a presença de Jaime Lerner.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="384966" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]