Estudo aponta que achar um sentido na vida é garantia de saúde

Conteúdo patrocinado

propósito sentido na vida estudos

Um recente estudo realizado pela, Universidade da Califórnia em San Diego (EUA), publicado na última terça-feira (10), no periódico científico Journal of Clinical Psychiatry, aponta que a busca por um propósito na vida têm efeitos palpáveis na saúde e no bem-estar do indivíduo.

Segundo os pesquisadores, procurar por esse significado vai muito além de uma questão filosófica, por abranger ainda a saúde física e psicológica. O fracasso em encontrar algum significado na vida gera estresse e outros problemas psicológicos.

Quando se fala sobre propósito de vida, muitas pessoas ainda pensam em algo místico, utópico, coisa para sonhadores, mas nada faz mais sentido e dá mais resultado do que se colocar inteiro em uma tarefa, e como fazer isso? Com amor!

O tempo passa rápido, o foco é total na tarefa, o prazer em realizar é enorme, a preparação, estudo, não são dificuldades, pois quando fazemos o que sentimos que nascemos para fazer, quando vemos sentido em nossas atividades, o resultado aparece.

É isso que mostram inúmeras pesquisas atuais. Autoconhecimento é essencial, perceber quais as suas habilidades e competências, seus valores e suas paixões, porquê sai da cama todos os dias, porquê você faz o que faz , suas motivações e como colocar tudo isso de forma a ter uma vida produtiva, feliz e rentável é um desafio, mas é possível.

Mesmo que inconscientemente, todas as pessoas têm um propósito de vida. Acontece que muitas vezes, em meio a rotina e a correria do dia a dia, nunca paramos para de fato analisarmos os porquês de fazermos o que fazemos. Mas eles estão lá, basta procura-los.

COMO ENCONTRAR O SEU PROPÓSITO

Muitas vezes carregamos conosco um misto de ideias e influências vindas de diversos meios, aquilo que lemos, o que assistimos, as conversas das quais participamos, que acabam nos influenciando.

Por isso, antes mesmo de pensar em seu propósito de vida, é preciso separar quem é você das demais informações que você recebe, praticando autoconhecimento e buscando entender quem é você. A partir disso, é possível se questionar sobre os porquês que acreditamos.

PERGUNTAS QUE VOCÊ DEVE SE FAZER

Qual a minha essência?

Questione-se sobre o que melhor lhe define.

Quais são os meus talentos e como posso utilizá-los para contribuir com alguma coisa?

Talentos são uma forma de perceber motivações: se você é bom em alguma atividade, provavelmente é porque gosta de realiza-la e a realiza com prazer.

O que me inspira?

Pense no que faz seu coração bater mais forte – pode ser estar rodeado de pessoas, ouvir música, escrever, ensinar alguém a fazer alguma coisa, etc.

O que eu defendo?

Há muitas coisas para se defender no mundo. Não precisa ser apenas uma causa – pode ser uma simples ideia.

Qual legado quero deixar?

Se você pudesse escolher como as pessoas vão se referir a você no futuro, o que você gostaria que elas dissessem?

Estou satisfeito(a) com a minha vida? Por quê?

Se sua resposta for sim, ótimo! Se não, é hora de pensar nas respostas anteriores e analisar: como você pode mudar para envolver suas inspirações e talentos no seu dia a dia?

Com estas respostas, você poderá dar os primeiros passos em direção ao seu propósito de vida.

CAMINHOS

Há empresas que se dedicam a ajudar pessoas no encontro desse propósito. É o caso da Soul Gestão de Essência, que oferece uma série de ferramentas  e orientações para quem está na busca da própria essência.

A empresa desenvolve  projetos individuais e coletivos que resultam na materialização da essência e do propósito em processos reais baseados nas potencialidades, nas habilidades e nas inquietudes identificadas, objetivando as ações estratégicas necessárias para a autorrealização e para uma vida plena.

São disponibilizados workshops, palestras, cursos e formações, além de mentorias e consultoria na área de desenvolvimento pessoal e profissional.

Lembre-se: não se trata de uma corrida para um objetivo e sim de traçar um caminho para embarcar em uma jornada de vida!

Previous ArticleNext Article