Oncotype: exame que evita quimioterapia passa a ter cobertura por plano de saúde

Redação

oncotype, cance de mama, sbm, exame quimioterapia

A SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia), através de médicos associados no Paraná, conseguiu que a Unimed Curitiba liberasse a realização de um exame que evita a quimioterapia, em boa parte das pacientes de Câncer de Mama.

O exame é conhecido como Oncotype e faz a análise genética do tumor de mama, até agora disponível apenas na rede particular.

Trata-se de estudo capaz de evitar que quase 70% das pacientes diagnosticadas com a doença façam quimioterapia. O exame identifica quais tumores possuem benefícios com o tratamento quimioterápico e aqueles em que a quimioterapia não traz nenhuma vantagem.

A suspensão da quimioterapia nestes casos contribui para um tratamento muito mais assertivo e com melhor qualidade de vida para as pacientes, já que os efeitos colaterais à medicação podem ser severos como queda da imunidade, alterações cardíacas, perda de massa muscular, náuseas, dores articulares, chegando à questões psicológicas e de autoestima, devido à perda de cabelos e sobrancelhas, por exemplo.

Segundo o  Dr. Cleverton Spautz, médico mastologista e membro da SBM, este pode ser o primeiro passo para que outras empresas do setor adotem o mesmo procedimento. “Só vejo vantagens nisso. Com esse exame, menos pacientes serão submetidas à quimioterapia, resultando em economia para os planos de saúde, uma vez que o tratamento quimioterápico tem um custo muito elevado. Nós médicos passaremos a contar com a popularização de uma ferramenta eficiente e as pacientes vão se sentir muito mais confiantes, podendo passar pela doença de um modo mais leve”, explica o especialista.

O QUE É O ONCOTYPE?

Oncotype DX é um teste que oferece um diagnóstico molecular que analisa a biologia individual de um tumor maligno que se desenvolve na mama examinando a atividade de 21 genes no tecido tumoral.

Em geral, após analisar a melhor opção de tratamento adjuvante contra o câncer de mama precoce, o médico levará em conta sua idade, estado geral e circunstâncias pessoais, como também o tamanho e o grau do tumor e a presença de linfonodos comprometidos. Por meio do teste da biologia das células do seu tumor, o teste

Oncotype DX® pode fornecer informações valiosas que se somarão a esses fatores. Com base em informações adicionais específicas sobre a biologia de sua doença, o teste Oncotype DX pode, portanto, ajudar você e seu médico a tomarem uma decisão mais personalizada e mais bem informada sobre tratar-se ou não com a quimioterapia.O Oncotype DX é um teste que oferece um diagnóstico molecular que analisa a biologia individual de um tumor maligno que se desenvolve na mama examinando a atividade de 21 genes no tecido tumoral. Os resultados da análise são inseridos em uma fórmula que produz o resultado do Recurrence Score®. O resultado do Recurrence Score, um número entre 0 e 100, pode disponibilizar informações sobre a probabilidade de recorrência de seu câncer de mama no período de 10 anos a contar do diagnóstico e, talvez e mais importante, a chance de beneficiar-se com a quimioterapia.

Devido ao teste Oncotype DX ser realizado em uma quantidade pequena do tecido extraído durante sua cirurgia original (biópsia por agulha – core biopsy, lumpectomia ou mastectomia), isto significa que não é preciso submeter-se a cirurgias ou a procedimentos adicionais para realizar o teste.

Desde que se tornou disponível em 2004, quase 900.000 testes Oncotype para câncer de mama foram solicitados em mais de 90 países. O teste Oncotype é estudado e validado em estudos independentes que envolvem mais de 4.000 pacientes com câncer de mama invasivo.

O teste Oncotype DX está disponível no Brasil desde 2005.

Fonte:  www.oncotypeiq.com

 

 

Previous ArticleNext Article