Exército diz que soldado vítima de afogamento tentou salvar colega

O corpo do soldado Elias Fernando Iung, de 19 anos, morto durante um trabalho militar, será sepultado às 17 horas desta ..

Narley Resende - 07 de dezembro de 2016, 11:39

O corpo do soldado Elias Fernando Iung, de 19 anos, morto durante um trabalho militar, será sepultado às 17 horas desta quarta-feira (17) no Cemitério Jardim da Colina em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba. O velório, pago pelo Exército, ocorre desde o início da manhã.

Elias morreu afogado nessa terça-feira (6), dentro do 20º Batalhão de Infantaria Blindado (20º BIB), no bairro Bacacheri, em Curitiba. Em nota oficial enviada nesta quarta, o Exército afirma que Elias tentou salvar um colega que escorregou e caiu no lago. O incidente teria acontecido durante um trabalho de adestramento com cães, por volta das 11h.

"Segundo relatos, durante os trabalhos um soldado escorregou, vindo a cair em um lago existente no interior do quartel do 20º BIB. Com o intuito de auxiliá-lo, o soldado Elias Fernando Iung saltou na água, deparando-se com sérias dificuldades por encontrar-se fardado. Outro militar que compunha a equipe acorreu, retirando os dois militares do lago", diz a nota.

Ainda de acordo com o Exército, Elias foi resgatado sem sinais vitais e, depois de mais de uma hora de tentativas de reanimação pelos médicos da Organização Militar, Samu e Eco Salva, foi confirmado o óbito.

O outro militar, que teria sido salvo por Elias, está hospitalizado. "Após atendimento proporcionado pelo médico do Batalhão foi encaminhado ao Hospital Geral de Curitiba, onde encontra-se hospitalizado em situação estável e não corre risco de morte", diz a nota do Exército.

No sepultamento de Elias, por volta das 17h, guardas de honra do Exército farão uma salva de tiros em homenagem ao soldado. Todo a cerimônia foi organizada e paga pelo Exército, segundo a funerária. A família de Elias não quis se pronunciar. O soldado, que completou 19 anos no último dia 22 de novembro, era morador do bairro Roseira, em Colombo.

Em seu perfil pessoal no Facebook, dezenas de amigos e familiares lamentaram a morte, destacando o heroísmo do jovem militar. "Hoje o céu está ganhando mais uma estrela linda lá no céu. Você foi um grande herói", escreveu uma amiga.

20 BIB Quartel do 20º Batalhão de Infantaria Blindado (20 BIB) em Curitiba. Foto: divulgação

Leia a íntegra da nota do Exército:

"1. O Comando da 5ª Divisão de Exército lamenta informar o acidente ocorrido durante um adestramento com cães no interior do 20º Batalhão de Infantaria Blindado, na cidade de Curitiba.

2. O fato ocorreu por volta das 11 horas do dia 06 de dezembro e, segundo relatos, durante os trabalhos um soldado escorregou, vindo a cair em um lago existente no interior do quartel do 20º BIB. Com o intuito de auxiliá-lo, o Sd ELIAS FERNANDO IUNG saltou na água, deparando-se com sérias dificuldades por encontrar-se fardado. Outro militar que compunha a equipe acorreu, retirando os dois militares do lago.

3. O Sd Elias foi resgatado sem sinais vitais e, depois de mais de 1 hora de tentativas de reanimação pelos médicos da Organização Militar, SAMU e ECO SALVA, foi confirmado o óbito.

4. O outro militar, após atendimento proporcionado pelo médico do Batalhão foi encaminhado ao Hospital Geral de Curitiba, onde encontra-se hospitalizado em situação estável e não corre risco de morte.

5. Será instaurado inquérito policial militar para apurar as causas do acidente. O fato já está sendo investigado e maiores informações serão dadas tão logo sejam que apuradas.

6. As famílias dos militares foram avisadas imediatamente e o Exército adotou todas as medidas possíveis para seu apoio médico, psicológico e espiritual.

7. Neste momento, o Comando da 5ª DE manifesta as condolências à família deste militar que deu a vida servindo ao seu País."