Golpe do cartão trocado: roubo ocorre em substituição de máquinas

Golpistas alegam que a máquina utilizada em compras está com problema e, por isso, é realizada uma troca do aparelho.

Redação - 13 de maio de 2022, 17:27

(Foto: Geraldo Bubniak/AEN)
(Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

O chamado 'golpe do cartão trocado' ocorre durante o pagamento com cartão de crédito ou débito. Os golpistas alegam que a máquina utilizada na transação está com problema e, por isso, é realizada uma substituição do aparelho. Durante ela, é feita a troca junto com o cartão, que fica com o vendedor.

O alerta para a população é feito pelo Procon-PR (Programa de Proteção e Defesa ao Consumidor no Paraná). O caso foi registrado por uma pessoa cuja operação não havia sido autorizada por uma suposta não aceitação da senha do cartão.

A pessoa digitou novamente e recebeu a mesma resposta. Como uma possível solução, o golpista trocou a maquineta e, nesse momento, trocou também o cartão, ficando com o cartão do consumidor, o que foi percebido no dia seguinte, assim como o prejuízo em sua conta-corrente.

O Procon-PR faz pede atenção à população sobre o 'golpe do cartão trocado', e recomenda que o cartão não deve ser entregue aos vendedores em hipótese alguma. É imprescindível também conferir no visor o valor a ser pago, exigir o comprovante emitido pela máquina de cartão e também a nota fiscal.

Essas são garantias para posteriores reclamações, não apenas em casos de golpes, mas também em relação a compra de outros produtos.

COMPRAS COM CARTÕES DEVEM EXIGIR CUIDADOS PARA EVITAR GOLPES

As compras com cartões de crédito e débito fazem parte da vida cotidiana dos consumidores. Mesmo com uma praticidade maior do que com o dinheiro vivo, são exigidos cuidados maiores para que golpes sejam evitados, como o golpe do cartão trocado, acima relatado. 

"Assim como traz facilidades, exige que se tenha alguns cuidados. A prevenção é a melhor conduta nesses casos”, destaca Rogério Carboni, secretário da Justiça, Família e Trabalho.