Internet Brasil vai garantir banda larga gratuita para estudantes

O Ministério das Comunicações estima que a ampliação do acesso à internet que o programa Internet Brasil irá propiciar se destina a 22 milhões de alunos.

Redação - Agência Brasil - 17 de junho de 2022, 09:01

Foto: Divulgação / MCom
Foto: Divulgação / MCom

O Governo Federal lança, nesta sexta-feira (17), o programa Internet Brasil. O projeto deve garantir acesso gratuito à internet em banda larga móvel a alunos da educação básica da rede pública do país.

De acordo com o Ministério das Comunicações, estudantes que cursam a partir do 3º ano do ensino fundamental ou que estejam no ensino médio e que façam parte do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) serão beneficiados.

Nessa primeira fase serão contemplados os municípios de Caicó (RN), Mossoró (RN), Caruaru (PB), Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e Campina Grande (PB). “Vamos inaugurar esse projeto, esse programa, inicialmente nesses municípios para fazer um piloto”, disse Nathalia Lobo, secretária de Telecomunicações da pasta. O projeto piloto prevê a distribuição e manutenção de cerca de 700 mil chips.

O Governo Federal planeja implantar o Internet Brasil de forma gradual, na medida da disponibilidade orçamentária e financeira, de requisitos técnicos à oferta do serviço e dos critérios de priorização. A previsão é que até o fim do ano todas as escolas brasileiras estejam conectadas à internet.

A falta de conexão impede o acesso a recursos educacionais disponíveis na internet, como plataformas educacionais de ensino à distância, impedindo a participação de atividades pedagógicas não presenciais.

O Ministério das Comunicações estima que a ampliação do acesso à internet que o programa Internet Brasil irá propiciar se destina a 22 milhões de alunos.