
ONU: uso excessivo de remédios pode matar 10 milhões ao ano até 2050
Agência Brasil
29 de abril de 2019, 16:07
Estudantes brasileiros da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa se revoltaram ao encontrar no hall da instituiç..
Folhapress - 30 de abril de 2019, 06:30
Estudantes brasileiros da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa se revoltaram ao encontrar no hall da instituição, nesta segunda-feira (29), uma caixa com pedras com uma placa explicativa: "grátis para atirar em um zuca , mas por que não usaram os canais oficiais de reclamação? Ou por que não atacaram os responsáveis pela seleção do mestrado, em vez os estudantes brasileiros?", disse Flora Almeida , aluna do mestrado.
Por meio de sua assessoria, o reitor da Universidade de Lisboa afirmou estar indignado com a caixa de pedras e a mensagem antibrasileiros. Segundo a reitoria, estuda-se agora a "instauração de uma comissão para investigar" a ação. A faculdade de direito, por outro lado, não condenou explicitamente a instalação. "A nossa faculdade orgulha-se de ser um espaço de liberdade de opinião e de incentivo à participação cívica responsável, convivendo com a autocrítica, o humor e a sátira", diz o texto, assinado por Paula Vaz Freire, subdiretora.
Sem citar a polêmica, a nota encerra afirmando que "não serem toleradas quaisquer ações ofensivas relativamente a alunos da faculdade".
Os brasileiros lideram com folga a lista de nacionalidades mais presentes no ensino superior português. São mais de 12,2 mil alunos: quase a mesma quantidade que têm, somados, os outros quatro países do top 5 –Angola, Espanha, Cabo Verde e Itália.
A quantidade de alunos internacionais em instituições portuguesas praticamente dobrou na última década, graças a uma série de iniciativas que facilitaram o acesso.
Com o aumento do número de estudantes, as queixas de comportamento xenofóbico por parte de estudantes e professores também segue em alta.
Por Giuliana Miranda