Guerra na Ucrânia dispara pesquisas por conteúdo de história e geopolítica

A Guerra na Ucrânia despertou a curiosidade sobre história e geopolítica, revelando interesse pelas causas e consequências globais

Palavras-chave que se tornaram corriqueiras por ocasião da Guerra da Ucrânia estão dominando os sites de busca. Os portais de conteúdo apresentaram crescimento exponencial no volume de pesquisas por termos e conceitos ligados ao conflito.

A invasão da Ucrânia pela Rússia, nas últimas semanas, despertou a curiosidade sobre história e geopolítica, revelando interesse pelas causas e consequências globais. É o que indica o levantamento da editora digital 7Graus, responsável por oferecer conteúdo gratuito em diversas plataformas de buscas online.

Entre as palavras que sofreram maior impacto, “cessar-fogo”, “oligarca” e “lei marcial” aparecem no topo do ranking do Dicio, o dicionário online de português mais acessado no Brasil. O termo que significa a interrupção do confronto bélico apresentou um crescimento de mais de 6000%, enquanto que a designação relacionada a poderosos russos teve volume de buscas 45 vezes maior em relação ao período que antecedeu o início da Guerra.

As buscas por “lei marcial” tiveram aumento de 2006%. Devido às relações comerciais entre Brasil e Rússia, a palavra “fertilizante” também se destacou no Dicio, com 184% de crescimento na frequência de buscas. Já na enciclopédia online Significados, a procura pela palavra fertilizantes foi seis vezes maior. 

PROTAGONISTAS BÉLICOS

Personalidades geopolíticas também se tornaram alvos de pesquisa dos usuários dessas plataformas de conteúdo digital. O nome do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, mencionado com menor frequência antes do conflito internacional, dobrou o volume de buscas no eBiografias. No epicentro da disputa Bélica, Vladimir Putin, da Rússia, foi a personalidade internacional mais investigada: a quantidade de acessos ao nome cresceu 28 vezes no período.  

Os líderes Joe Biden (914%), dos Estados Unidos; e Emmanuel Macron (365%), da França, também foram nomes que se tornaram mais procurados. Já o sobrenome do antigo líder soviético, “Stalin”, foi resgatado pelos usuários, com aumento de 283% nas pesquisas.  Dúvidas de natureza histórica também se tornaram mais frequentes. Na tentativa de compreender as razões para o avanço das tropas russas em território ucraniano, internautas começaram a ler mais sobre a extinta União Soviética e a rivalidade com os Estados Unidos.

Na enciclopédia Significados destacou-se o crescimento do número de pesquisas sobre Guerra Fria (1117%), Oligarquia (2483%) e Comunismo (186%).“Chama atenção a percepção de que, em geral, as pessoas ainda associam a Rússia atual à União Soviética. A procura por conteúdos sobre comunismo, Guerra Fria  e URSS dão a pista nessa direção”, analisa  Paulo Stenzel, head de marketing da empresa 7Graus, criadora dos portais. 

O conteúdo didático sobre países diretamente envolvidos na guerra se tornou mais acessado por alunos e professores. No site Toda Matéria, o volume de visualizações da página sobre Rússia foi 27 vezes maior, enquanto Ucrânia foi 30 vezes mais acessada e o Leste Europeu, 23 vezes. A sigla URSS despertou interesse 42 vezes superior. Já na enciclopédia Significados, dúvidas sobre a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) elevaram as pesquisas em mais de 3600%. 

No portal Toda Matéria, informações sobre a Segunda Guerra Mundial se tornaram mais acessadas. Já no site Maiores e Melhores, que organiza listas com rankings de diversos assuntos, a curiosidade sobre “os exércitos mais poderosos do mundo em 2022” e “maiores economias do mundo” tiveram crescimento expressivo. O conteúdo sobre exércitos somou mais de 700 mil visualizações em apenas uma semana. “Acreditamos que tenha a ver com algumas notícias mais alarmistas que anunciam uma possível terceira guerra”, comenta Stenzel. 

Crescimento percentual nas buscas por palavra-chave:
Cessar-Fogo – 6220%
Oligarca – 4584%
Lei-Marcial – 2006%
Antagonista – 2184%
Dissuasão – 1473%
Oligarcas – 1254%
Oligarquia – 358%
Sanção – 321%
Bélico – 285%
Sanções – 248%
Fertilizante – 184%
*Dicio – o dicionário online de português mais consultado do Brasil. 

Vladimir Putin – 2829%
Joe Biden – 914%
Emmanuel Macron – 365%
Stalin – 283%
Volodymyr Zelensky – 200% (o número representa a taxa de crescimento entre o dia 3 de março – dia da publicação – e o dia 8 do mesmo mês).
*eBiografia – ebiografia.com – site dedicado a apresentar a vida e a obra de personalidades brasileiras e internacionais. 

Rússia – 2700%
Ucrânia – 3000%
Bomba Atômica – 1309%
Chernobyl – 1456%
Usina Nuclear – 1105%
URSS – 4230% 
Países da Europa – 1099%
Leste Europeu – 2348% 
Mapa da Europa – 2266%
*Toda Matéria – todamateria.com.br – site que ajuda alunos e professores com conteúdos escolares.

O Brasil na Segunda Guerra Mundial – 1759%
Início da Segunda Guerra Mundial – 1585%
Causas da Segunda Guerra Mundial – 459%
*Significados – enciclopédia online que procura descrever tudo de forma descomplicada.

OTAN – 3638%
Oligarquia – 2483%
Guerra Fria – 1117%
Fertilizante – 600%
Comunismo – 186%
*Maiores e Melhores – site dedicado a criar rankings ricos em informações.

24 exércitos mais poderosos do mundo em 2022 – 4181% 
Maiores Economias do Mundo – 812%
Maiores Países do Mundo por Território – 580%