*Amanda Koiv é estagiária de jornalismo do Paraná Portal e escreve sob a supervisão da jornalista Ana Cláudia Freire

Nasa e SpaceX fazem nova tentativa de lançamento espacial; veja ao vivo
Agência Brasil
30 de maio de 2020, 09:14
Considerado um dos maiores hackathons do mundo, o Internacional Space Apps, promovido anualmente pela incubadora da NASA..
Amanda Koiv - 30 de maio de 2020, 12:13
Considerado um dos maiores hackathons do mundo, o Internacional Space Apps, promovido anualmente pela incubadora da NASA (Agência Espacial Americana), está em busca de voluntários para uma edição especial da maratona, que acontece entre os dias 30 e 31 de maio no Brasil.
O Nasa International Space Apps Challenge edição COVID-19, terá pela primeira vez uma plataforma que dará suporte aos participantes brasileiros, proporcionando toda a jornada do hackathon em português, conectando com os desafios globais e com a ferramenta da NASA.
Profissionais e estudantes de diferentes áreas com interesse na causa podem participar do hackathon. Há espaço para artistas em geral, designers, cientistas, biólogos, matemáticos, sociólogos, historiadores, comunicadores, dentre outros.
A maratona de 48 horas será online e os participantes devem trabalhar em equipe para buscar soluções que minimizem o impacto da pandemia.
Para a líder local e representante da iniciativa Space Apps Brazil, Marina Beraz, o potencial de criação das equipes brasileiras sempre surpreende. “Desde que começamos o trabalho com NASA Space Apps no Brasil, em 2017, tivemos muita certeza e clareza que os talentos brasileiros tem um indiscutível potencial para criar soluções mundiais. Já no primeiro ano de evento, tivemos o projeto Juno Rádio, que entrou na lista de 30 finalistas globais”.
“Abraçamos a missão de levar a oportunidade e experiência para todo o Brasil, dando mais acesso aos talentos brasileiros e a chance de trabalhar com dados abertos da NASA, e assim contribuir na transformação da educação. Estamos muito animados e motivados com a edição especial para combater COVID-19 e seus impactos na humanidade no mês de maio.”, completa Marina.
Para isso, as principais agências espaciais do mundo -a NASA (Agência Espacial Americana), a ESA (Agência Espacial Europeia) e a JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão), abriram suas bases de dados, colhidos através de missões, pesquisas e tecnologias, a fim de apoiarem os participantes no desenvolvimento dos projetos.
A competição internacional será realizada simultaneamente em 80 países e, para esta jornada, a NASA lançou 12 desafios relacionados à COVID-19, que vão desde o estudo do novo coronavírus que causa a COVID-19 e sua disseminação para o impacto que a doença está causando no sistema terrestre.
Durante 48 horas os times precisam criar, desenvolver e entregar um protótipo da solução para um dos 12 desafios propostos.
Os desafios atingem diferentes áreas do conhecimento, por isso, esta edição extraordinária do hackathon NASA International Space Apps COVID-19 Challenge vai contar com voluntários de habilidades diversificadas, para que sejam encontradas respostas humanas, econômicas e científicas ao vírus.
O que você aprendeu sobre você ou o mundo como resultado de viver a pandemia da COVID-19? Seu desafio é expressar sua experiência de viver esse tempo histórico através de uma obra de arte.
O tempo que você passa em ambientes fechados aumentou durante a pandemia da COVID-19 como resultado das políticas de ficar-em-casa aplicadas no mundo todo? Seu desafio é usar a Estação Espacial Internacional (ISS) como inspiração e desenvolver um sistema para monitorar e / ou purificar o ar interno. Depende de você se o sistema que você desenvolve poderá ser usado na Terra (por exemplo, em residências, empresas, transporte, etc.) e / ou no espaço.
Seu desafio é identificar problemas sociais pandêmicos que possam ter efeitos colaterais no espaço, preparar-se para os efeitos colaterais no espaço e/ou avaliar o apoio na Terra e os riscos no espaço, para incluir riscos psicológicos e técnicos.
As inscrições para o hackathon já estão abertas, são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 27 de maio, pelo site spaceappsbrazil.com. As vagas são limitadas, e o candidato pode se inscrever de qualquer região ou município do país.
O participante pode inscrever um time completo, com no mínimo 4 e máximo de 6 pessoas, ou se inscrever sozinho. Neste caso, o candidato será direcionado a um time de acordo com o desafio escolhido.
O resultado das melhores soluções será divulgado no mesmo dia, ao final do evento. Haverá premiação para os primeiros colocados.
*Amanda Koiv é estagiária de jornalismo do Paraná Portal e escreve sob a supervisão da jornalista Ana Cláudia Freire