Maior hackathon do mundo busca soluções para a pandemia da COVID-19

Amanda Koiv

Incubadora da N.A.S.A promove evento 100% digital entre os dias 30 e 31 de maio. As vagas são abertas para todo o Brasil, gratuitas e limitadas
NASA Space Apps Challenge, hackathon NASA, Covid-19, pandemia

Considerado um dos maiores hackathons do mundo, o Internacional Space Apps, promovido anualmente pela incubadora da NASA (Agência Espacial Americana), está em busca de voluntários para uma edição especial da maratona, que acontece entre os dias 30 e 31 de maio no Brasil.

O Nasa International Space Apps Challenge edição COVID-19, terá pela primeira vez uma plataforma que dará suporte aos participantes brasileiros, proporcionando toda a jornada do hackathon em português, conectando com os desafios globais e com a ferramenta da NASA.

Profissionais e estudantes de diferentes áreas com interesse na causa podem participar do hackathon. Há espaço para artistas em geral, designers, cientistas, biólogos, matemáticos, sociólogos, historiadores, comunicadores, dentre outros.

NASA INTERNATIONAL SPACE APPS CHALLENGE: COVID-19

A maratona de 48 horas será online e os participantes devem trabalhar em equipe para buscar soluções que minimizem o impacto da pandemia.

Para a líder local e representante da iniciativa Space Apps Brazil, Marina Beraz, o potencial de criação das equipes brasileiras sempre surpreende. “Desde que começamos o trabalho com NASA Space Apps no Brasil, em 2017, tivemos muita certeza e clareza que os talentos brasileiros tem um indiscutível potencial para criar soluções mundiais. Já no primeiro ano de evento, tivemos o projeto Juno Rádio, que entrou na lista de 30 finalistas globais”.

“Abraçamos a missão de levar a oportunidade e experiência para todo o Brasil, dando mais acesso aos talentos brasileiros e a chance de trabalhar com dados abertos da NASA, e assim contribuir na transformação da educação. Estamos muito animados e motivados com a edição especial para combater COVID-19 e seus impactos na humanidade no mês de maio.”, completa Marina.

Para isso, as principais agências espaciais do mundo -a NASA (Agência Espacial Americana), a ESA (Agência Espacial Europeia) e a JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão), abriram suas bases de dados, colhidos através de missões, pesquisas e tecnologias, a fim de apoiarem os participantes no desenvolvimento dos projetos.

A competição internacional será realizada simultaneamente em 80 países e, para esta jornada, a NASA lançou 12 desafios relacionados à COVID-19, que vão desde o estudo do novo coronavírus que causa a COVID-19 e sua disseminação para o impacto que a doença está causando no sistema terrestre.

Durante 48 horas os times precisam criar, desenvolver e entregar um protótipo da solução para um dos 12 desafios propostos.

Os desafios atingem diferentes áreas do conhecimento, por isso, esta edição extraordinária do hackathon NASA International Space Apps COVID-19 Challenge vai contar com voluntários de habilidades diversificadas, para que sejam encontradas respostas humanas, econômicas e científicas ao vírus.

CONFIRA ALGUNS DOS DESAFIOS DO MAIOR HACKATHON DO MUNDO

  • A Arte de Tudo

O que você aprendeu sobre você ou o mundo como resultado de viver a pandemia da COVID-19? Seu desafio é expressar sua experiência de viver esse tempo histórico através de uma obra de arte.

  • Purificar o Suprimento de Ar

O tempo que você passa em ambientes fechados aumentou durante a pandemia da COVID-19 como resultado das políticas de ficar-em-casa aplicadas no mundo todo? Seu desafio é usar a Estação Espacial Internacional (ISS) como inspiração e desenvolver um sistema para monitorar e / ou purificar o ar interno. Depende de você se o sistema que você desenvolve poderá ser usado na Terra (por exemplo, em residências, empresas, transporte, etc.) e / ou no espaço.

  • Um mundo distante

Seu desafio é identificar problemas sociais pandêmicos que possam ter efeitos colaterais no espaço, preparar-se para os efeitos colaterais no espaço e/ou avaliar o apoio na Terra e os riscos no espaço, para incluir riscos psicológicos e técnicos.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o hackathon já estão abertas, são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 27 de maio, pelo site spaceappsbrazil.com. As vagas são limitadas, e o candidato pode se inscrever de qualquer região ou município do país.

O participante pode inscrever um time completo, com no mínimo 4 e máximo de 6 pessoas, ou se inscrever sozinho. Neste caso, o candidato será direcionado a um time de acordo com o desafio escolhido.

O resultado das melhores soluções será divulgado no mesmo dia, ao final do evento. Haverá premiação para os primeiros colocados.

*Amanda Koiv é estagiária de jornalismo do Paraná Portal e escreve sob a supervisão da jornalista Ana Cláudia Freire

Previous ArticleNext Article