Hemepar precisa de doações de sangue antes das festas de fim de ano

Com informações da Agência Estadual de NotíciasO Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) está solicitand..

Andreza Rossini - 21 de dezembro de 2016, 13:39

Com informações da Agência Estadual de Notícias

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) está solicitando doações de sangue antes das festas de fim de ano e após as comemorações. Nos períodos de Natal, Ano-Novo e férias de verão, o número de doadores costuma cair entre 30 e 40%, mas a necessidade de abastecer os 384 hospitais com bolsas de sangue e hemoderivados se mantém.

“Antes de viajar, é importante que as pessoas se lembrem de doar sangue. Precisamos da solidariedade dos doadores, pois, infelizmente, períodos de férias trazem um risco maior de acidentes em estradas e devemos estar preparados para qualquer situação emergencial”, explica o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach.

O Hemepar, em Curitiba, fica aberto para coletas até o fim do ano de segunda a sexta-feira das 7h30 às 18h30. O funcionamento será interrompido nos sábados, dias 24 e 31 dezembro, mas reabre em horário normal a partir do dia 2 de janeiro.

Para manter os estoques em níveis regulares, são necessários de 500 a 600 doações diárias nas 21 unidades da rede. Apenas em Curitiba, o ideal é manter de 150 a 200 doações todos os dias. “Em média, precisamos de 14 mil coletas no Estado mensalmente, sendo 4.500 somente para a Capital e região”, diz Hatschbach.

Além das doações em datas comemorativas ou períodos de férias, o Hemepar precisa de doadores regulares. “Precisamos de doadores fidelizados, que são os que realizam pelo menos três doações no período de um ano. Mulheres podem doar sangue respeitando intervalos de 90 dias. Para homens, 60 dias são suficientes”, diz o diretor.

Doações

Para doar é necessário estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos – menores de idade devem estar acompanhados do responsável. No momento da doação é importante estar descansado e evitar alimentação gordurosa algumas horas antes, mas não estar em jejum. Também é necessário portar um documento oficial com foto.

Confira os dias de funcionamento no fim do ano nas unidades da rede:

  • Hemonúcleos de Apucarana, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Londrina e Maringá funcionam de segunda a sexta-feira em horário normal.
  • Hemonúcleos de Campo Mourão e Paranavaí estarão fechados nos dias 23, 26 e 30 dezembro.
  • Hemonúcleo de Umuarama estará fechado nos dias 23 e 30 de dezembro.
  • Hemonúcleo de Toledo estará fechado nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro.
  • Hemonúcleo de Ponta Grossa atenderá de segunda a sexta-feira apenas no período da manhã.
  • Hemonúcleos de Cornélio Procópio, Irati, Jacarezinho, Paranaguá, Telêmaco Borba e União da Vitória não funcionam entre os dias 26 e 30 de dezembro.
  • Hemonúcleo de Pato Branco não funciona de 16 de dezembro a 2 de janeiro.
  • Hemonúcleo de Cianorte não funciona de 20 de dezembro a 3 de janeiro.