Inep ameaça suspender Enem no Paraná, diz secretário

Narley Resende


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode não ser realizado no Paraná, caso as escolas continuem ocupadas por estudantes. Até agora são 250 instituições tomadas, além de três universidades, e o número não para de crescer desde a semana passada. A realização do Enem também é ameaçada pela mobilização de professores, que devem entrar em greve a partir da próxima segunda-feira (17).

O chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, disse em um vídeo publicado por ele nas redes sociais na noite dessa quarta-feira (12), que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) – órgão vinculado ao Ministério da Educação, responsável pela prova, fez o alerta.

“Recebi a informação da secretária da Educação que falou com o Inep sobre as ocupações das escolas e da possível greve. O Inep tomou a seguinte decisão: que não fará o Enem no Paraná se tiver escolas ocupadas ou professores em greve”, disse.

Segundo Rossoni, o governo do Estado concorda que a reforma do Ensino Médio, da forma como foi editada – via Medida Provisória e sem diálogo com as Unidades da Federação – gera preocupação.

Com isso, a Administração Estadual estaria empenhada em debater as mudanças propostas pelo governo Temer com a população e levar as sugestões feitas nos seminários que são realizados nesta quinta-feira (13) até o Congresso Nacional no dia 19 de outubro.

Os jovens são contra a reforma que prevê, entre outras coisas, mudanças da jornada diária de quatro para sete horas e a flexibilização da escolha das disciplinas. Eles protestam ainda contra a Proposta de Emenda à Constituição que prevê o congelamento dos gastos públicos por até 20 anos.

Já a greve dos professores é motivada pela insatisfação da categoria que reivindica a retirada das emendas da Lei de Diretrizes Orçamentarias do governo, que alteram a data-base da categoria e o pagamento de progressões. Os docentes ainda reclamam de demandas nacionais, como a Medida Provisória do Ensino Médio.

(Com BandNews FM Curitiba)

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="390915" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]