INSS prorroga atendimento remoto até 11 de setembro; saiba mais

Redação

Peritos do INSS devem retomar o trabalho após decisão do TRF-1

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) prorrogou o atendimento remoto aos segurados e beneficiários até o dia 11 de setembro. A decisão, anunciada ontem (21), será publicada na segunda-feira (24).

A retomada do atendimento presencial nas agências do INSS deve ocorrer em 14 de setembro. Para acessar os serviços, os segurados e beneficiários devem utilizar o Meu INSS e a Central 135.

Segundo o INSS, essas formas de atendimento continuarão sendo utilizadas mesmo após a reabertura das agências e serão adotadas medidas para simplificação dos procedimentos e a ampliação do prazo para cumprir exigências.

ATENDIMENTO PRESENCIAL NO INSS FOI SUSPENSO EM MARÇO

O atendimento presencial no INSS foi suspenso em março, em razão da pandemia de covid-19 e, desde então, o INSS e o Ministério da Economia vem prorrogando o atendimento remoto.

Quando acontecer, segundo o INSS, a retomada do atendimento presencial deverá ser gradual e com agendamento prévio pelos canais remotos.

A reabertura considerará as especificidades das 1.525 agências da Previdência Social em todo o Brasil. Aquelas que não reunirem as condições mínimas de segurança sanitária continuarão em regime de plantão reduzido.

O QUE É EXIGÊNCIA EXPRESSA DO INSS?

Para agilizar os seus procedimentos, o INSS passou a adotar o serviço ‘Exigência Expressa‘ para entrega de documentação para a conclusão da análise de requerimentos que, por algum motivo, não puderam ser concluídos por meio remoto.

Os documentos poderão ser entregues em urnas que foram colocadas na entrada das agências. O interessado deve depositar nelas cópias simples dos documentos solicitados pelo INSS, na unidade da Previdência mais próxima de sua residência. Para isso, é preciso fazer o agendamento pelo Meu INSS ou Central 135.

INSS ADOTA PROVA DE VIDA POR BIOMETRIA FACIAL 

Além disso, o instituto iniciou o projeto-piloto da prova de vida por biometria facial. A prova de vida digital será feita nos aplicativos do Governo Digital e Meu INSS com o uso da câmera do celular do cidadão.

Como se trata de um projeto-piloto, o ícone para a prova de vida digital só estará disponível para os usuários escolhidos. Cerca de 500 mil segurados foram selecionados pelo órgão.

Obrigatória para o recebimento de aposentadoria, auxílios e pensões, a prova de vida deve ser feita todos os anos, no mês de aniversário do segurado, na agência bancária onde o benefício é sacado.

Caso o próprio segurado não possa comparecer, algum representante legal pode ir em seu lugar.

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