Com aumento da capacidade de público, turismo de Itaipu segue tendência de crescimento

Redação

Itaipu

O turismo na região da Itaipu Binacional segue tendência de crescimento após o aumento gradual da capacidade do público no local. No mês de julho, mais de 30 mil pessoas foram à usina entre visitas institucionais e turísticas. O atendimento entre janeiro e março deste ano operou com 30% do total permitido em condições normais; de abril a julho, 50%; e atualmente, 70%, conforme os decretos estadual e municipal de combate à Covid-19.

Em Foz do Iguaçu, onde é localizada a usina, 90% da população está vacinada com a primeira dose do imunizante contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2). Esse fator contribui para diminuir a gravidade da doença e atrair mais visitantes.

Por conta da pandemia, o Complexo Turístico Itaipu (CTI) está operando apenas com três atrativos – a Visita Panorâmica, o Ecomuseu e o Refúgio Biológico. Também são oferecidas as visitas institucionais panorâmica.

Outra mudança significativa aconteceu a partir de abril, com o encerramento do atendimento às terças-feiras, dia utilizado para manutenção e para garantir maior segurança sanitária aos turistas nos outros dias da semana. Até então, o CTI atendia sete dias por semana.

No município, em julho, foram 50.253 embarques e desembarques na Rodoviária Internacional de Foz do Iguaçu, o que representa uma alta de 20,1% em relação ao mês anterior. Na média, houve um aumento de 15,6% nos últimos três meses.

A alta movimentação na cidade também refletiu no aumento de turistas às Cataratas do Iguaçu. No mês de julho, foram vendidos 56.819 ingressos no Parque Nacional do Iguaçu, um aumento de 104,8% no comparativo a junho.

A expectativa que a visitação aumente anda mais até o final do ano, por conta dos feriados prolongados, a reabertura gradual da fronteira da Argentina, prevista para começar até meados de outubro; e a retomada dos grandes eventos de fim de ano, como o Natal de Água e Luzes, voltado para turistas e comunidade local.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="786961" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]