
Ministério da Saúde orienta população a tomar vacina contra febre amarela
Mariana Ohde
07 de janeiro de 2017, 07:00
A campanha "Janeiro Branco" alerta a população em geral para os cuidados necessários com a saúde mental. Idealizada pelo..
Andreza Rossini - 07 de janeiro de 2017, 17:09
A campanha "Janeiro Branco" alerta a população em geral para os cuidados necessários com a saúde mental. Idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão, tem como objetivo conscientizar a população para a importância da saúde mental e desmistificar a associação do senso comum que associa tratamentos psicológicos com "loucura", além de promover reconhecimento da população para as emoções e sentimentos.
O mês de janeiro foi escolhido porque faz analogia a um período do ano em que as pessoas estão mais dispostas a mudanças.
A campanha deve realizar palestras relâmpagos em lugares públicos, oficinas ao ar livre com exibição de filmes e distribuição de banners informativos.
No Paraná, apenas a cidade de Maringá, no noroeste do estado tem psicólogos ligados ao programa. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis neste site.
O movimento teve início em 2014 no estado de Minas Gerais, idealizado por profissionais liberais, estudantes e cidadãos que, após muitas discussões, resolveram reunir forças para dar à Saúde Mental, valor e espaço. Pessoas que, inspiradas pela evidência que outras importantes temáticas alcançaram ao longo dos últimos anos (Câncer de Mama,] Obesidade Infantil, Violência contra as mulheres, Preservação do Meio Ambiente etc.), despertaram para a percepção de que a Saúde Mental dos indivíduos (e da sociedade) também deve ser elevada à categoria dos assuntos mais importantes da humanidade.