Júpiter estará mais próximo da Terra nesta quinta-feira (19); veja como observar

Redação

Júpiter estará mais próximo da Terra nesta quinta-feira (19); veja como observar

Nesta quinta-feira (19), Júpiter atinge o ponto mais próximo da Terra em 2021 e poderá ser visto com auxílio de equipamentos, caso haja boas condições meteorológicas. Além disso, a Lua estará quase cheia, proporcionando uma visão de tirar o fôlego.

A expetativa é que o planeta esteja muito brilhante contra o fundo do céu, facilitando sua visão através do telescópio, no horizonte leste. Júpiter é um planeta gasoso, por isso, um astronauta não pode pousar, assim como a radiação intensa poderia afetar o corpo humano.

Pensando em explicar o fenômeno da oposição de Júpiter que significa que o Sol, a Terra e o planeta estão alinhados no Sistema Solar, o Parque da Ciência Newton Freire Maia promove a live “Agosto Astronômico — Um tour pela Lua e Júpite”.

Júpiter estará mais próximo da Terra (Tanya Oleksuik/NASA)

“Isso produz dois efeitos. O primeiro é que a distância entre Júpiter e a Terra será a menor possível ao longo do ano, e o segundo é que o Sol iluminará totalmente o disco jupteriano. Isso vai fazer com que o planeta fique com um brilho maior que o seu brilho costumeiro, e será muito mais fácil percebê-lo no céu”, explica o diretor do Parque, Anisio Lasievicz.

A live começa às 19h30, no canal do YouTube do Parque da Ciência. Além da observação de Júpiter e da Lua, haverá um bate-papo a respeito dos fenômenos observados e curiosidades sobre os astros.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="783994" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]