Geral
Justiça autoriza primeiro registro de pessoa trans de gênero não binário no Paraná

Justiça autoriza primeiro registro de pessoa trans de gênero não binário no Paraná

Em decisão inédita no estado, a Justiça do Paraná autorizou, nesta quarta-feira (15), a retificação do registro civil de..

BandNews FM Curitiba - sexta-feira, 17 de dezembro de 2021 - 11:21

Em decisão inédita no estado, a Justiça do Paraná autorizou, nesta quarta-feira (15), a retificação do registro civil de um jovem para o gênero não determinado.

O Judiciário permitiu, ainda, a mudança do primeiro nome da pessoa, por uma opção em grafia neutra. A beneficiada é uma pessoa trans não-binária. Ela tem 27 anos e não se identifica com os gêneros masculino ou feminino.

O advogado da requerente, Igor de Moraes Cardoso, diz que a decisão reafirma uma cultura pela não discriminação por gênero no Brasil.

“É uma decisão histórica, é uma decisão emblemática e é uma decisão que marca uma trajetória e afirmação do direito de garantias fundamentais de todos os cidadãos, assim como a Constituição Federal de 198  assegura, né? Ninguém vai ser submetido a discriminação por qualquer natureza em razão de orientação sexual ou identidade de gênero.”

A sentença é da Vara de Registros Públicos de Foz do Iguaçu, no oeste do estado. Com a decisão, o campo sexo da certidão de nascimento da interessada passará a constar a inscrição ‘não determinado’, ao invés de masculino ou feminino. O Ministério Público do Paraná emitiu parecer favorável, concordando com a alteração.

Enquanto não houver um novo provimento do CNJ tornando mais simples o processo de alteração do registro civil para pessoas não binárias, a mudança terá de seguir sendo realizada exclusivamente por processo judicial. No procedimento, um juiz de direito avalia as razões apresentadas pelo interessado para a mudança e a possibilidade ou não de fraude.

Essa é a sexta decisão judicial no Brasil que autoriza a remoção da informação do gênero na certidão de nascimento dos requerentes e a primeira no Paraná. (0004144-71.2021.8.16.0030).

Compartilhe