Lula é denunciado por tráfico de influência na compra de caças

Jordana Martinez


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e um dos seus filhos, Luiz Cláudio Lula da Silva, foram denunciados pelo Ministério Público Federal do Distrito Federal nesta sexta-feira (9).

Lula, o filho e mais duas pessoas são acusadas pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa. As investigações que resultaram na denúncia foram realizadas no âmbito da Operação Zelotes. As informações são do blog do repórter Fausto Macedo, do jornal O Estado de S. Paulo.

Segundo o texto, a apuração é sobre o envolvimento de Lula e o filho, mais o casal Mauro Marcondes e Cristina Mautoni, os outros dois denunciados, em negociações que levaram à compra de 36 caças do modelo Gripen, da sueca Saab, além da publicação da Medida Provisória (MP) 627, que prorrogou incentivos fiscais a montadoras de veículos.

Segundo o MPF, as empresas contratavam os serviços do escritório de Mauro Marcondes por acreditar na promessa de que poderiam obter vantagens do governo federal. A investigação não encontrou indícios de que a presidente Dilma Rousseff, que ocupava o cargo à época, tivesse conhecimento do suposto esquema.

A denúncia ainda não foi analisada pela Justiça Federal, que deverá decidir se aceita ou rejeita a acusação. Se a denúncia for aceita, Lula se tornará réu pela quarta vez em processos criminais contra o ex-presidente. Não há prazo para essa decisão da Justiça.

Previous ArticleNext Article
Jordana Martinez
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.
[post_explorer post_id="402572" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]