Geral
Luto: Prefeitura lamenta a morte da pianista Henriqueta Garcez Duarte

Luto: Prefeitura lamenta a morte da pianista Henriqueta Garcez Duarte

A Prefeitura de Curitiba irá decretar Luto Oficial na cidade, por conta da morte da pianista Henriqueta Garcez Duarte.AN..

Redação - segunda-feira, 3 de agosto de 2020 - 15:57

A Prefeitura de Curitiba irá decretar Luto Oficial na cidade, por conta da morte da pianista Henriqueta Garcez Duarte.

A pianista é uma das maiores expressões da música erudita paranaense, com reconhecimento nacional e internacional.

A Prefeitura de Curitiba, a Fundação Cultural de Curitiba e o Instituto Curitiba de Arte e Cultura lamentam a morte da pianista.

Henriqueta ajudou a criar o instituto Pró-Música de Curitiba e foi uma das fundadoras do Festival Internacional de Música, embrião das Oficinas de Música de Curitiba. A Prefeitura irá decretar luto oficial.

“Perdemos dona Henriqueta Penido Monteiro Garcez Duarte (1928-2020), famosa intérprete da nossa música brasileira. Talentosa pianista, mestre de toda uma geração, entusiasta da SCABI e da Pró-Música. Sua partida nos enche de tristeza. Seu legado é símbolo imortal da força transformadora da arte. Seja recebida na eternidade pelos anjos ao som de lindos cânticos e acordes, quais os que imprimia ao piano ao interpretar Brasílio Itiberê na sinfonia Sertaneja”, disse o prefeito Rafael Greca.

“Lamento profundamente a perda de Henriqueta Garcez Duarte, que deixou importante contribuição para a difusão da música, em especial a música erudita. Dona Henriqueta e um grupo de musicistas e entusiastas criaram entre as décadas de 1960 e 70 os Cursos Internacionais de Música do Paraná e os Festivais de Música de Curitiba, que resultaram na formação de grupos musicais, como a Camerata Antiqua de Curitiba, e posteriormente na criação da Oficina de Música, que mantém viva a proposta dos festivais e a sua memória”, destacou a presidente da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro.

TRAJETÓRIA  DE HENRIQUETA GARCEZ DUARTE SE CONFUNDE COM A MÚSICA ERUDITA NO PARANÁ

Nascida em União da Vitória, em 1928, Henriqueta Monteiro Garcez Duarte iniciou seus estudos com a avó materna. Foi o início de uma carreira promissora. Foi aluna de Magdalena Tagliaferro no Rio de Janeiro, estudou no Conservatório de Madrid e na Academia de Música de Viena. Entre outros grupos, apresentou-se com o Quarteto de Cordas Mozarteum, de Salsburg, o Quarteto Lindsay e o Quinteto de Sopros de Munique. Foi solista, entre outros, dos maestros Souza Lima, Isaac Karabtchevski e Roberto Schnorrenberg. Como pianista e conferencista, apresentou-se no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos.

Ao lado do marido esposo, o engenheiro Eduardo Garcez Duarte, ajudou a criar em 1963 o instituto Pró-Música de Curitiba. Em dezembro de 1964, participou do lançamento dos Cursos e dos Festivais Internacionais de Música do Paraná, com o apoio do Governo do Estado e, depois, da Prefeitura de Curitiba – projeto que deu origem à Oficina de Música de Curitiba, hoje em sua 37ª edição.

A pianista foi também diretora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1974-1978). Em 26 de novembro de 1997, recebeu o título de Cidadã Benemérita de União da Vitória e, em 2017, o título de Membro Honorário da Academia Paranaense de Letras.

Compartilhe