Memorial Inumeráveis: site conta história de vítimas do coronavírus no Brasil

Mirian Villa


O site ‘Memorial Inumeráveis’ conta a história das inúmeras vítimas fatais do coronavírus no Brasil. “É uma celebração de cada vida que existiu e que existe, e de como podemos entrelaçá-las para construir memória, afeto, respeito e futuro”, diz a biografia.

A plataforma é colaborativa e qualquer pessoa -seja familiar, voluntário ou jornalista- que conhece a história de uma vítima do coronavírus, pode compartilhar no site. Essa é uma forma de mostrar que pessoas não são apenas números.

“NÃO HÁ QUEM GOSTE DE SER NÚMERO, GENTE MERECE EXISTIR EM PROSA”, DIZ MEMORIAL

Com instalação permanente até 2021, o ‘Memorial Inumeráveis’ foi lançado no dia 30 de abril pelo artista Edson Pavoni.

“Depois de um tempo, esses números vão perdendo significado e a gente vai se tornando insensível a ele. E as histórias penetram no nosso coração, num lugar onde os números não conseguem”, disse Pavoni em seu Instagram.

Cada história é apresentada com uma frase, nome e idade da pessoa. Em seguida, o jornalista, familiar ou voluntário explica para o leitor, de forma simples e poética, quem é a vítima.

“Amante das engrenagens que possibilitam o espetáculo do Carnaval, era na festa popular que Adalberto se inspirava para trazer alegria e diversão ao próximo e assim, somente assim, ser também feliz. Passou grande parte de sua vida dedicando-se à família, tido como exemplo de responsabilidade, integridade, amizade e amor ao próximo, com um comportamento extremamente respeitoso para com todos”, é a história de Adalberto Álvares Almeida, de 53 anos.

INUMERÁVEIS SENSIBILIZA SEGUIDORES NAS REDES SOCIAIS

No instagram do memorial também é possível acompanhar as histórias. Um exemplo é Frederic, de 32 anos. Um  médico que atuou na linha de frente do combate ao coronavírus em São Paulo, porém, foi infectado e não resistiu.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Inumeráveis (@inumeraveismemorial) em

O projeto aceita voluntários para realizar as ações. Os interessados devem mandar um e-mail para o endereço: inumeraveis@gmail.com.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="697444" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]