Inep registra queda na quantidade de inscritos no Enem 2017 no Paraná

Andreza Rossini


Da CBN Curitiba

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai ser aplicado a 287.828 estudantes no Paraná neste ano. O número equivale a pouco mais de 4% do total de participantes e representa uma queda em relação ao ano passado. No ano passado, o estado teve 419.239 participantes. Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo o Inep, a queda na quantidade de inscritos em 2017 deve-se ao fato de o Enem ter deixado de certificar o Ensino Médio. Essa atribuição cabe, agora, ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Perfil dos participantes

Neste ano, de acordo com o Instituto, 57,1% das pessoas inscritas são mulheres e 42,9% são homens. 23% pagaram a taxa de inscrição, 64% foram isentos do pagamento e 13% tiveram a chamada gratuidade automática, por estarem terminando o ensino médio na rede pública. Conforme os dados do Inep, ainda, a maioria dos que farão o Enem no Paraná já terminaram o ensino médio, número que chega a 54%. 34,7% deve terminar neste ano e outros 9,2% são “treineiros” e irão concluir após 2017.

O Paraná teve 1.321 atendimentos especializados aprovados neste ano. A maioria dos casos é de deficiência física, déficit de atenção e baixa visão.  13 pedidos foram aprovados para atendimento pelo nome social, sendo seis em Curitiba.

Lembrando que, neste ano, o Enem será realizado em dois domingos: A primeira etapa será no dia 5 e a segunda no dia 12 deste mês.

Previous ArticleNext Article