
Escola oferece curso gratuito para professores que lecionam no ensino médio
Conteúdo patrocinado
07 de junho de 2022, 15:17
A prova é elaborada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Ao todo, são 20 questões aplicadas no turno regular em que os alunos e alunas estudam.
Redação - 07 de junho de 2022, 17:52
A 17ª edição da Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) começa nesta terça-feira (7) em todo o Brasil. A primeira fase é aplicada para 18,1 milhões de estudantes, distribuídos em mais de 54 mil escolas.
A prova é elaborada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Ao todo, são 20 questões aplicadas no turno em que os alunos e alunas estudam.
A Obmep acontece em três níveis:
Os aprovados nessa primeira fase são classificados para a segunda fase, prevista para ser realizada no dia 8 de outubro. Na etapa, são aplicadas seis questões discursivas. Clique aqui e confira o regulamento.
Ao fim das duas fases, os vencedores da Obmep nas medalhas de ouro, prata e bronze são convidados a participar de um PIC (Projeto Júnior de Iniciação Científica), como forma de promover e incentivar o desenvolvimento acadêmico.
A classificação é feita de acordo com as maiores notas obtidas na prova da primeira fase. Os alunos são selecionados em ordem decrescente de nota até que seja preenchido o número total de vagas disponível para cada escola, por nível.
“É incrível o fato de termos, no país, 18 milhões de alunos fazendo uma prova que não exige conhecimento de matemática, mas que propõe problemas que exigem criatividade dos alunos para resolver. Esperamos, neste ano, detectar jovens com facilidade e talento para a matemática e, depois, formar esses alunos em programas da Obmep”, afirmou Cláudio Landim, coordenador-geral da Obmep.