Obmep: 17ª edição de Olimpíada de Matemática começa nesta terça

A prova é elaborada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Ao todo, são 20 questões aplicadas no turno regular em que os alunos e alunas estudam.

Redação - 07 de junho de 2022, 17:52

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A 17ª edição da Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) começa nesta terça-feira (7) em todo o Brasil. A primeira fase é aplicada para 18,1 milhões de estudantes, distribuídos em mais de 54 mil escolas.

A prova é elaborada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Ao todo, são 20 questões aplicadas no turno em que os alunos e alunas estudam.

A Obmep acontece em três níveis:

  • Nível 1: para estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental
  • Nível 2: para estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental
  • Nível 3: para estudantes do ensino médio

Os aprovados nessa primeira fase são classificados para a segunda fase, prevista para ser realizada no dia 8 de outubro. Na etapa, são aplicadas seis questões discursivas. Clique aqui e confira o regulamento.

VENCEDORES DA OBMEP PARTICIPAM DE PIC

Ao fim das duas fases, os vencedores da Obmep nas medalhas de ouro, prata e bronze são convidados a participar de um PIC (Projeto Júnior de Iniciação Científica), como forma de promover e incentivar o desenvolvimento acadêmico.

A classificação é feita de acordo com as maiores notas obtidas na prova da primeira fase. Os alunos são selecionados em ordem decrescente de nota até que seja preenchido o número total de vagas disponível para cada escola, por nível.

“É incrível o fato de termos, no país, 18 milhões de alunos fazendo uma prova que não exige conhecimento de matemática, mas que propõe problemas que exigem criatividade dos alunos para resolver. Esperamos, neste ano, detectar jovens com facilidade e talento para a matemática e, depois, formar esses alunos em programas da Obmep”, afirmou Cláudio Landim, coordenador-geral da Obmep.