ONU Brasil abre inscrições para concurso de vídeo sobre igualdade de gênero

Mariana Ohde


Estão abertas as inscrições para o concurso de vídeos de um minuto “O Valente Não É Violento”. A iniciativa, lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), é voltada para estudantes do ensino médio e profissionais de audiovisual. Os interessados podem se inscrever e enviar o material até o dia 30 de setembro.

As inscrições estão disponíveis no site da campanha. A proposta é responder, em um minuto, em qualquer formato audiovisual, a questão: “Como seria o mundo sem as imposições sociais em relação ao que é esperado de homens e mulheres?”.

O objetivo do concurso de vídeos é celebrar o direito de todas e todos a uma vida plena e com dignidade – sem discriminações de gênero, raça, etnia e orientação sexual. A ação busca também estimular papeis sociais que empoderem as mulheres e meninas: nas escolas, na vida profissional, na política, nos esportes, entre outros.

Os vídeos devem ter a duração máxima de um minuto e podem ser realizados nos mais diferentes formatos: minidocumentário, ficção, animação, sequência de fotos, textos ou desenhos, matéria jornalística, entre outros.

Os vencedores do concurso terão seu vídeo exibido por canais da ONU Brasil durante os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, celebrados mundialmente de 25 de novembro a 10 de dezembro.

Campanha

“O Valente não é Violento” é uma iniciativa da ONU, vinculada à campanha “UNA-SE Pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que tem como objetivo estimular a mudança de atitudes e comportamentos dos homens, enfatizando a responsabilidade que devem assumir na eliminação da violência contra as mulheres e meninas.

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal