Pacientes poderão receber animais de estimação em hospitais do Paraná

O projeto de lei que permite que animais de estimação visitem seus donos enquanto eles estiverem internados em hospitais..

Fernando Garcel - 13 de setembro de 2016, 13:52

O projeto de lei que permite que animais de estimação visitem seus donos enquanto eles estiverem internados em hospitais do Paraná foi aprovada em segunda discussão no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta segunda-feira (12).

Agora, o projeto vai para terceira votação, que ocorre nesta terça-feira (13), e segue para a redação final. Depois de aprovado, o projeto é encaminhado para a sanção do governador Beto Richa. A lei permite visitas de cães e gatos em hospitais públicos, privados e conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS).

De autoria do deputado Hussein Bakri (PSD), a Terapia Assistida por Animais é uma alternativa para tratamento de doenças e aprovada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e visa reduzir o tempo de internamento do paciente. "A partir da Pet Terapia, há uma adaptação do paciente ao ambiente hospitalar, o que permite a redução do estresse e o aumento do bem-estar relacionado à liberação de ocitocina (hormônio que protege contra o estresse)", diz Bakri.

Segundo o texto da proposta, a autorização da entrada de animais vai depender dos critérios estabelecidos pelo hospital que deverá avaliar a espécie, dispositivos e equipamentos de segurança, além de definir o local adequado para o encontro entre o dono e o animal.

Para que a entrada do animal seja autorizada, laudo veterinário atestando boa saúde e carteira de vacinação em dia deverão ser apresentadas ao hospital. O animal também deve utilizar coleira e, se for necessário, enforcador e focinheira.