A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou uma pandemia do coronavírus na tarde desta quarta-feira (11). Apesar do maior número de casos se concentrar na China, a situação efervescente na Itália e a disseminação do Covid-19 no Irã e Coreia do Sul mudam a forma com que a OMS reage à doença.
“Nas últimas duas semanas, o número de casos de Covid-19 do lado de fora de China aumentou 13 vezes e o número de países afetados triplicou. Atualmente, existem mais de 118 mil casos em 114 países e 4.291 pessoas perderam a vida“, informou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor da OMS após informar a situação da pandemia.
PANDEMIA: O QUE É?
Antes, o novo coronavírus era determinado como epidemia. O termo se refere quando a doença é transmitida para outras populações, infesta mais de uma cidade ou região. Já pandemia é quando a doença se espalha por diferentes continentes, no mundo inteiro. Ou seja, o coronavírus foi caracterizado, pela OMS, como uma doença que afeta, de forma simultânea, diversas pessoas no mundo inteiro.
Pandemia é “um surto de uma doença que ocorre numa grande área geográfica e afeta uma proporção excepcionalmente alta da população”, diz o dicionário Merriam-Webster.
A última pandemia mundial foi a gripe suína, em 2009, quando centenas de milhares de pessoas morreram.
MINISTÉRIO DA SAÚDE NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

O ministro da Saúde do Brasil, Henrique Mandetta, está participando de uma audiência da Câmara dos Deputados para explicar a situação do coronavírus no país.
De acordo com o balanço divulgado na tarde de ontem (11), 34 pessoas estão com o coronavírus no país e cinco estão hospitalizadas. Além disso, 893 casos estão sob investigação e 780 já foram descartados.
São Paulo, com 19 casos confirmados, lidera o ranking dos estados. Rio de Janeiro, com 8 casos, e Bahia, com dois, aparecem na sequência. Já o Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e Alagoas têm um paciente com o coronavírus. Ou seja, apenas a Região Norte ainda não tem casos da doença. No Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde diz que 49 casos estão sob suspeita e 20 já foram descartados.
O QUE É CORONAVÍRUS E QUAIS OS SINTOMAS
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto no dia 31 de dezembro de 2019 após casos registrados na China.
Os principais sintomas são: febre, tosse e dificuldade para respirar. Ou seja, a doença é semelhante a um resfriado. Contudo, o vírus pode gerar doenças respiratórias mais graves como pneumonia, SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio).
PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS
O COE (Centro de Operações em Emergências) elencou medidas de prevenção ao coronavírus, similares para outras doenças como a Influenza. As principais medidas são:
- evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas;
- evitar contato com pessoas idosas caso você tenha sintomas;
- lavar frequentemente as mãos, especialmente após o contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar;
- usar lenço descartável para higiene nasal;
- cobrir nariz e boca ao espirrar e tossir;
- não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres pratos, copos ou garrafas;